Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Após morte do cão ‘Rotam’, situação dos animais é discutida na UFPA

    A morte do cão conhecido como “Rotam” despertou uma discussão sobre os maus-tratos e outras situações que envolvem os animais que vivem no campus da Universidade Federal do Pará, em Belém. Na quarta-feira (28), uma reunião entre a coordenação do Projeto Peludinhos da UFPA e a prefeitura da instituição definiu ações para o início de um projeto integrado de extensão voltado para os cuidados com os animais.

    “Pelo projeto podemos pesquisar, por exemplo, o padrão de comportamento das matilhas que vivem no campus e, com isso, propor ações que possam minimizar as situações de conflito com os transeuntes”, explica Leônidas Carvalho, diretor do Instituto de Medicina Veterinária da UFPA, que será coordenador do projeto.

    Segundo a UFPA, pelo menos 120 cachorros vivem atualmente no local. O projeto de extensão que começou a ser elaborado vai reunir esforços para garantir os cuidados em relação à saúde dos cachorros que vivem na cidade universitária e a boa convivência deles com a comunidade acadêmica, evitando os maus-tratos.

    Morte

    Segundo a coordenação do Projeto Peludinhos, o cachorro Rotam começou a passar mal no final da manhã, próximo ao restaurante universitário. Os voluntários foram avisados da situação e o resgataram para que fosse medicado, mas o cão não resistiu e morreu.

    O animal recebeu o nome da instituição policial paraense por ter a pelagem parecida com o uniforme da corporação. Muitas vezes, Rotam tinha o comportamento agressivo, pois havia sido abandonado e tinha um histórico de maus-tratos. Apesar disso, o cachorro era muito querido entre a comunidade acadêmica e sua morte causou revolta em muitos que o conheciam e manifestaram indignação nas redes sociais.

    “Um dia antes uma pessoa o ameaçou, ele recebia ameaças frequentes de professores, alunos e funcionários. Ele já era um cão idoso e recentemente saiu de um quadro infeccioso e estava se restabelecendo. Além do Rotam, já tiveram outros cães envenenados, atropelados por pessoas que não respeitam o limite de velocidade, além de espancamentos, ácido e água quente que já jogaram nos cães”, afirma Elizabete Pires, uma das coordenadoras do projeto.

    A UFPA informou que irá investigar as circunstâncias da morte do Rotam. Imagens das câmeras de segurança serão analisadas para verificar se houve alguém que tenha oferecido alimentos para ele ou em atitude suspeita.

    Segundo a instituição, todas as denúncias de maus-tratos ou qualquer problema com os animais no campus serão tratadas pelo projeto de extensão assim que o mesmo for apresentado. Enquanto isso, as denúncias devem ser feitas via Diretoria de Segurança.

    Fonte: G1

    • Sobre o autorO Maior Portal de Notícias sobre Animais do Mundo
    • Publicações34133
    • Seguidores576
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações178
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/apos-morte-do-cao-rotam-situacao-dos-animais-e-discutida-na-ufpa/389451458

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)