Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
23 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Matar gambás é crueldade e crime ambiental

    Divulgação

    A rotina de duas voluntárias do Núcleo de Proteção aos Animais, Patrícia Coradini e Beatriz Souza, foi totalmente alterada pela chegada de seis filhotinhos. Acostumadas com cães e gatos, agora as protetoras precisam cuidar de gambás. Eles foram encontrados por um cidadão, que procurou pela ajuda do núcleo. Patrícia conta que os animais são alimentados a cada duas horas em uma seringa própria para isso. Beatriz buscou orientação de um biólogo para alimentar os pequenos. Uma mistura foi sugerida: leite, mel, ovos e sal. Agora, já comem banana também. Patrícia conta que, enquanto um é alimentado, os outros tentam escalar em busca de acesso ao alimento.

    Não é possível afirmar como esses filhotes ficaram sem os cuidados da mãe. Mas não é arriscado dizer que, por vezes, gambás são mortos pelos humanos, pois são considerados “pragas”. Esta época do ano é de reprodução da espécie: em busca de um abrigo ou de alimentos, a fêmea acaba se aproximando das residências e coloca sua vida em risco. Após a morte do animal, os filhotes costumam sobreviver pois ficam protegidos pela bolsa marsupial da fêmea. Uma campanha, nas redes sociais, busca conscientizar justamente sobre isso. Também para o fato de que abater animais nativos é crime.

    O chefe do escritório regional do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis de Bagé (Ibama), Rodrigo Dutra da Silva, conta que o gambá de orelha branca (Didelphis albiventris) é um marsupial que se adapta muito bem à zona urbana das cidades. A espécie se aproveita da farta alimentação encontrada nos resíduos domésticos, assim como de abrigos como telhados. Tal característica faz com que a espécie seja considerada parte da fauna sinantrópica, que é aquela que se beneficia de características ecológicas oriundas das atividades humanas e vive próximo ao homem nas zonas urbanas.

    Divulgação

    Como lidar

    O profissional orienta que os gambás que entrarem em residências devem ser afugentados à noite, pois é quando se orientam melhor. “Considerando que são animais nativos em vida livre, não devem ser capturados, salvo com autorização ou acompanhamento do órgão de saúde ou ambiental municipal, pois é situação de impacto local”, argumenta.

    Para melhorar a convivência com os animais e evitar o alojamento e a reprodução em partes das residências, é importante que forros, porões e outros locais que possam ser refúgio sejam fechados. Além disso, o lixo com resíduos de comida ou outras fontes de alimentação (ração de cão ou gato) não deve permanecer, durante a noite, no pátio ou em frente às residências. Silva lembra que a espécie é importante na cadeia alimentar. Os gambás se alimentam de insetos e roedores: “São vitais para que outras espécies não venham a se tornar pragas urbanas”, alerta. Aqueles que matarem um gambá não só respondem por crime ambiental como estão passíveis de multa de R$ 500 por animal.

    Fonte: Folha do Sul Gaúcho

    • Sobre o autorO Maior Portal de Notícias sobre Animais do Mundo
    • Publicações34133
    • Seguidores576
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações12281
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/matar-gambas-e-crueldade-e-crime-ambiental/250878149

    Informações relacionadas

    Gm M., Representante Comercial
    Notíciashá 10 anos

    Órgãos que recebem denúncias de agressões ambientais

    Ábca Amaral Advocacia, Advogado
    Notíciashá 5 anos

    Envenenar animais é crime.

    Carolina Salles, Advogado
    Notíciashá 10 anos

    Saiba como denunciar crimes e agressões ao meio ambiente

    Editora Revista dos Tribunais
    Doutrinahá 10 meses

    Subseção I. Das Infrações Contra a Fauna

    Denúncias de maus-tratos a gambás geram comoção online

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)