Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024

Deputados aprovam projeto que criminaliza violência contra cães e gatos

Deputados aprovam projeto que criminaliza violncia contra ces e gatos

Foto: Reprodução Internet

O Plenário aprovou o Projeto de Lei 2833/11, do deputado Ricardo Tripoli (PSDB-SP), que criminaliza condutas contra a vida, a saúde ou a integridade de cães e gatos.

A matéria foi aprovada na forma de uma emenda substitutiva do deputado Lincoln Portela (PR-MG), que altera as penalidades dos crimes tipificados no projeto, tais como matar cão ou gato, promover luta entre cães ou expor a perigo de vida esses animais. Todos os partidos orientaram seus deputados a votar pela aprovação da proposta.

O projeto deverá ser votado ainda pelo Senado. Para ver o PL na íntegra, clique aqui.

Interesse da sociedade

O autor da proposta disse que o projeto vai ao encontro das expectativas dos eleitores. “Estamos decidindo dentro do que a sociedade nos pede”, disse Tripoli.

“Cada vez cresce a preocupação da sociedade brasileira para corrigir essas práticas de covardia que ainda acontecem”, acrescentou o deputado Daniel Coelho (PSDB-PE). Segundo ele, estatísticas demonstram que quem maltrata animais tende a maltratar mais idosos, crianças e mulheres.

Mesmo com indicação dos partidos a favor do texto, houve críticas à medida. O deputado Onyx Lorenzoni (DEM-RS) pediu mais tempo para analisar o projeto. “O mérito é indiscutível, mas há uma confusão para usar o direito penal para mudar comportamento. Tenho dúvidas se o texto está adequado.”

Já o deputado Valdir Colatto (PMDB-SC) considerou uma “loucura” a Câmara votar essa proposta, porque pode causar superlotação de presídios. “Seria preciso usar o Maracanã para colocar as pessoas que agem contra cães e gatos.”

Fonte: Câmara dos Deputados

  • Sobre o autorO Maior Portal de Notícias sobre Animais do Mundo
  • Publicações34133
  • Seguidores576
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações592
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/deputados-aprovam-projeto-que-criminaliza-violencia-contra-caes-e-gatos/184254193

Informações relacionadas

Rosane Monjardim, Advogado
Notíciashá 9 anos

Câmara aprova prisão para quem matar cães e gatos.

Natália Oliveira, Advogado
Notíciashá 9 anos

Câmara dos Deputados aprova projeto de lei que criminaliza a morte de cães e gatos

12 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Mais uma vitória na luta pelos animais. continuar lendo

Projeto covarde ... atinge só cães e gatos para fugir dos grupos religiosos que sacrificam de forma cruel outros animais. continuar lendo

Palavras sábias em relação à um projeto de um sórdido "disputado" de um partido mais sórdido ainda! continuar lendo

KKKKKKKK.....
E os seres humanos que diuturnamente são liquidados, inclusive por adolescentes marginais ??????
Neste País libertino, com endosso de "autoridades", vemos brandas apenações para crimes entre irmãos, enquanto nosso "nobres" legisladores se preocupam com isso...
Adoro animais, mas a eles deve ser dada relativa proteção, sem que se descuide que nossas vidas são mais importantes pela própria lei da natureza....
Que tal, digamos, os senhores legisladores desengavetarem projetos que estão há mais de década esperando votação, OS QUAIS importam, realmente, numa maior consideração para nós, humanos ?
Parece estar chegando a hora de podermos afirmar que VIDA DE CÃO É MELHOR !!! continuar lendo

Se você ver um cara tratando mal seu animalzinho, corre dele, porque é gente ruim, pode capar você sem dó nem piedade.
Suzane do povo continuar lendo

Por quê só cães e gatos? E os outros? E as coitadas das porcas que ficam enjauladas durante período de gestação em celas que não podem nem virar? Quando eu vi, pensei nas coitadas a noite inteira. Dizem que na criação pro Mc Donald's (Brasil) as porcas ficam nesse sofrimento www.change.org/porcas. Mas não sou a favor da prisão, deveriam trabalhar um tempão em um canil, por exemplo e pagar a ração dos bichos. Precisamos de gente trabalhando e não enjauladas. Justiça acorda!
Suzane do povo. continuar lendo