Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
23 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Conheça o Vegan Coaching, profissionais capacitados que auxiliam na transição para o veganismo

    Empresa lança o serviço de coaching para veganismo no Brasil – Foto: Inathus

    Por Alex Avancini (da Redação)

    Ultimamente uma palavra que vem ganhando muito espaço no meio empresarial é “Coaching”. O coach (motivador) apoia o cliente na busca de realizar seu objetivo, o ajudando a traçar as diversas metas que somadas levam o coachee (motivado) ao encontro de seu propósito estabelecido dentro do processo de coaching.

    Dentro do universo empresarial os clientes do coaching procuram sucesso para os seus negócios e buscam os melhores caminhos para prosperar. Mas e se essa ideia for aplicada ao veganismo? Uma empresa que disponibiliza um coach para auxiliar na tarefa de entender e ajudar a realizar as melhores escolhas no processo de se tornar vegano (a).

    Foi pensando nisso que a gaúcha Fernanda Locatelli, practitioner em PNL (Programação neuro linguística) pensou em desenvolver o “Vegan Coaching”. Um processo que utiliza ferramentas de PNL e Coaching para ajudar pessoas que querem se tornar veganas, porém que ainda encontram dificuldades.

    “Cresci no interior, muitas vezes assistindo a exploração e a morte de animais. Cresci achando que tudo era natural. Mas em 2013, um pouco contra a minha vontade, participei de uma palestra com o meu marido. Oberom, o palestrante, um jovem ativista do veganismo, foi certeiro. E a frase que mais me marcou foi ‘Vocês eram ignorantes, mas agora não são mais. Vocês escolhem o que farão com as informações que receberam hoje’. Algo dentro de mim mudou completamente e, desde o dia seguinte, abri mão de todos os alimentos de origem animal. No começo, eu e meu marido até passamos fome, porque não sabíamos o que comprar, onde comprar, o que era e o que não era de origem animal. Foi um processo dolorido, no início, mas totalmente libertador. Com o tempo, fomos aprendendo e aprendemos até hoje em grupos de discussão, conversas com amigos, sites, notícias e muito mais. Mas mesmo com os esclarecimentos e com a decisão de manter a alimentação vegetariana, eu sentia saudades de alguns alimentos, como o queijo, por exemplo”, conta Fernanda.

    Treinamento que auxilia as pessoas na transição para o veganismo conquista novos adeptos. – Foto: Inathus

    “Sempre tive uma relação com o leite. Mesmo diagnosticada com intolerância à lactose em 2009, eu continuava consumindo. Quando parei, em 2013, eu sentia falta. Me pegava pensando em uma pizza com queijo e outras coisas, mas não sabia porque. Quando usei meus conhecimentos e estratégias em PNL para entender o que acontecia na minha mente, percebi que eu havia feito associações inconscientes entre os alimentos e as emoções que eu gostava de viver, criando o que chamamos em PNL de memória sensoriais-afetivas. Assim, quando eu sentia saudades do queijo, na verdade sentia saudade das emoções que estavam por trás do alimento. Percebendo isso, pude ressignificar a minha relação com os alimentos e tornar a minha decisão muito mais leve e feliz, livre de apegos emocionais. Porém, essas memórias estão em um nível inconsciente e muitas pessoas ainda não possuem ferramentas para fazer essa ressignificação”, explica a empresária.

    O principal desse processo e de tantos outros é a vontade de mudar. A empresa não convence ninguém a se tornar vegetariano (a)/vegano (a). A pessoa precisa querer e a decisão sempre deve vir de dentro. O que o coaching faz é aplicar ferramentas de Programação Neurolinguística e comunicação para auxiliar na transição.

    Esse processo exige exercícios específicos, que trabalham os cinco sentidos aliados à capacidade inconsciente de armazenar informações sobre tudo o que vivenciamos. Estas ferramentas ajudam a ressignificar acontecimentos e reprogramar memórias e crenças inconscientes. Dessa forma, ocorre um alinhamento entre as vontades conscientes (mais racionais) e o inconsciente do indivíduo, que funciona de acordo com uma lógica própria, criando associações.

    O Vegan Coaching promove um autoconhecimento, trás à luz da consciência processos que ocorrem na mente de quem faz as sessões. Isso faz com que as decisões sejam tomadas de forma mais alinhada com os valores essenciais de cada indivíduo e a transição seja mais harmoniosa e feliz. As técnicas de PNL que são utilizadas no Vegan Coaching, já eram usadas amplamente para ressignificar crenças e comportamentos que limitam as pessoas de inúmeras formas, como timidez, medos, angústias, ansiedade e muitas outras questões. O que foi feito foi um direcionamento destas técnicas para que a pessoa perceba os links emocionais que criou ao longo da vida com os alimentos, de forma que possa reprogramar aquilo que não lhe serve mais diante do propósito de se tornar vegano.

    “Muitas pessoas já passaram pelos nossos atendimentos. Antes as questões relativas ao veganismo eram trabalhadas em sessões de life coaching e/ou practitioner. Temos depoimentos de pessoas que promoveram verdadeiras transformações em suas vidas depois de passar pelo processo”, acrescenta Fernanda.

    Um desses casos de sucesso é o do Sushiman Lucas Oliveira, a mudança no seu estilo de vida foi tão grande e significativa que ele mudou completamente o rumo das suas escolhas pessoais.

    Lucas Oliveira mudou completamente sua filosofia de vida após participar do treinamento de vegan coaching – Foto: Inathus

    “Foi um processo complexo e muito forte, que resgatou coisas que lá no fundo eu já sabia, mas estavam adormecidas. Foi um despertar de consciência. Eu consegui trazer para o consciente, coisas que aconteciam no meu inconsciente e eu nem sabia o motivo. Posso dizer que foi uma construção que me deu muita motivação para buscar algo melhor, resgatar meus valores. Hoje eu tenho certeza do caminho que estou seguindo, sei que ele demonstra a minha essência. Trabalhei por 15 anos com sushi tradicional, isso me incomodava, mas eu não entendia o por quê. Vinte dias depois do processo eu saí do meu emprego e hoje estou realizando o sonho de trabalhar com algo que me deixa realmente feliz. Faço sushi vegano e comecei a divulgar há cerca de duas semanas o meu trabalho, o resultado tem sido muito bom. Além disso, também aprendi a respeitar quem ainda não é vegano, pois sei que é um processo diferente para cada pessoa. E quando aprendi a respeitar isso, pude ajudar muito mais pessoas a enxergarem um novo caminho!”, diz Lucas.

    Este é um serviço inovador de muita importância para as pessoas que escolheram se distanciar da violência e contribuir para um mundo melhor. O veganismo não é só bom para os animais, que estarão livres da exploração humana, mas é bom também para o planeta pois reflete diretamente em ações mais positivas em relação à saúde da Terra, assim como para a saúde de quem o pratica, fato já reconhecido pelos principais órgãos de nutrição nacional e internacional.

    Se tornar vegano é extremamente difícil para algumas pessoas e um direcionamento sobre as melhores formas de realizar essa mudança é bem vindo. Muitos veganos e veganas foram “liderados” por amigos, parentes ou conhecidos em relação a sua transição. O que o serviço trás é apenas uma profissionalização do processo.

    Iniciado em 2011, o Instituto Inathus, empresa que lança o serviço no Brasil, fica na cidade de Porto Alegre (RS). A missão da empresa é promover atividades para evolução pessoal e profissional, seguindo o pressuposto de que “todo sonho é possível, desde que tenhamos as ferramentas certas”. São oferecidos cursos de aperfeiçoamento fundamentados em áreas do conhecimento como programação neurolinguística (PNL), psicologia junguiana, pensamento sistêmico, comunicação, antropologia e sociologia.

    Contato:

    Site: www.inathus.com.br
    Email: contato@inathus.com.br
    Telefone: (51) 3336-9545
    Endereço: Rua São Manoel, 1401 – Porto Alegre-RS

    • Sobre o autorO Maior Portal de Notícias sobre Animais do Mundo
    • Publicações34133
    • Seguidores576
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações652
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/conheca-o-vegan-coaching-profissionais-capacitados-que-auxiliam-na-transicao-para-o-veganismo/168156495

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)