Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
24 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Denúncia leva à apreensão de quase 200 pássaros nas margens da BR-153

    Uma denúncia anônima levou à apreensão de 193 pássaros nas margens da BR-153, nesta segunda-feira (22), em Araguaína, no norte do Tocantins. Segundo a Companhia Independente da Polícia Rodoviária Ambiental (Cipra), a aves são da espécie curió e mais da metade estava morta. A polícia ainda não sabe quem é o responsável por abandonar os animais, que seriam comercializados ilegamente.

    "Eu acredito que essa pessoa tentou guardar esses pássaros em um lugar ermo, justamente para tentar sair em um horário mais difícil, para tentar ludibriar nossa fiscalização", observa o capitão Osvaldo Rodrigues, comandante do 2º pelotão ambiental. Ele conta que o comércio ilegal de aves prevê uma multa de R$ 500 reais por pássaro capturado.

    Das 193 aves encontradas nas margens da rodovia, 132 já estavam mortas. Os pássaros estavam escondidos em caixas que foram guardadas dentro de uma mochila. Em cada caixa havia mais de 30 pássaros.

    De acordo com a Cipra, o tráfico dessa espécie conhecida como curió é bem comum na região por causa do valor comercial das aves. O problema é que durante o transporte muitas acabam morrendo. "Dez por cento chegam vivas. O restante morre na viagem porque eles acondicionam esses animais em locais bastante restritos, justamente para dificultar a fiscalização", explica Rodrigues.

    Os 61 pássaros que sobreviveram foram levados para Xambioá, município que fica na divisa com o estado do Pará. O objetivo é que as aves se recuperem e sejam devolvidas à natureza.

    • Sobre o autorO Maior Portal de Notícias sobre Animais do Mundo
    • Publicações34133
    • Seguidores576
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações44
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/denuncia-leva-a-apreensao-de-quase-200-passaros-nas-margens-da-br-153/141493266

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)