Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
23 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Conjunto Nacional recebe instalação de arte contra o confinamento de pássaros

    (da Redação)

    O Move Institute, ONG de proteção animal, enviou a um dos mais representativos nomes da arte contemporânea no Brasil, Mauricio Ianês, um convite à militância pelos animais. O resultado foi a instalação manifesto "VÔO", disponível para visitação no Conjunto Nacional, em São Paulo (SP).

    O multifacetado artista que é vegano, ou seja, não consome nenhum produto de origem animal, usa seu trabalho para amplificar a discussão e gerar reflexão sobre o aprisionamento de pássaros em gaiola. “É questionando o poder comunicativo das palavras e das imagens que surgem meus trabalhos e, sobretudo, pensando na função e na abrangência de palavras que se prestam a descrever justamente a incapacidade da linguagem de tocar em certas questões, se é que podemos chamar de questões essas potências de significado que flutuam à margem da linguagem e da representabilidade. Isso porque um pensamento já vem atrelado desde o seu nascimento à linguagem, e assim a toda uma carga sócio-cultural específica", disse Maurício em entrevista a Cauê Alves para o Paço das Artes. VÔO - Instalação Manifesto por Maurício Iânes

    from Leticia Marques on Vimeo.

    Sobre o confinamento de pássaros

    A caça e o tráfico de animais retiram da natureza, anualmente, mais de 38 milhões de animais. Entre as grandes vítimas desse comércio estão os papagaios e pássaros exóticos.

    Pássaros confinados apresentam sintomas semelhantes ao de pessoas com o Transtorno de Estresse Pós Traumático Complexo (TEPT-C). Esses animais arrancam as próprias penas, mordem as grades da gaiola, estão constantemente assustados, se desesperam com movimentos bruscos, tentando voar inutilmente se batem nas grades, caminham para frente e para trás na gaiola.

    Biografia do Artista

    Maurício Ianês nasceu em Santos (SP) em 1973. Já participou de importantes exposições nacionais e internacionais, como as 28ª e a 29ª Bienais Internacionais de São Paulo, SP; “Des ChosesenMoins, Des Chosesen Plus”, Palais de Tokyo, Paris, França; “Avante Brasil”, KIT KunstimTunnel, Düsseldorf, Alemanha; “Il Va se PasserQuelqueChose”, Maison de L’Amérique Latine, Paris, França; “Chambres Sourdes”, ParcCulturel de Rentilly, França.

    Serviço: Instalação Manifesto “VÔO” assinada pelo artista Mauricio Ianês

    Quando: de 09/09/2014 à 20/09/2014 todos os dias das 10h às 21h

    Onde: Condomínio Conjunto Nacional - Av. Paulista, 2073

    • Sobre o autorO Maior Portal de Notícias sobre Animais do Mundo
    • Publicações34133
    • Seguidores576
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações85
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/conjunto-nacional-recebe-instalacao-de-arte-contra-o-confinamento-de-passaros/140330284

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)