Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024

Justiça proíbe Fiocruz de realizar testes em animais em Salvador (BA)

Justia probe Fiocruz de realizar testes em animais em Salvador BA

Após uma longa batalha do vereador Marcell Moraes (PV), ONGs e militantes da causa protecionista, o juiz da 5ª Vara da Fazenda Pública, Manoel Ricardo D’Ávilla, deferiu liminar proibindo a realização testes experimentais em animais na Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), localizada na capital baiana, acatando ação do Ministério Público da Bahia e da Ong Célula Mãe, que protocolou a denúncia.

Agora a empresa está impedida de fazer qualquer tipo de experimento nos animais, além de estar obrigada a tratar da saúde dos animais que foram infectados em procedimentos anteriores.

As determinações são válidas desde domingo (11). Além disso, a empresa fica obrigada a receber as visitas de entidades protetoras dos animais, um pedido acatado pela Justiça após a Fiocruz impedir o acesso de ativistas nas dependências da empresa. E a primeira visita já ocorre nesta quarta-feira (14), às 9h, quando uma equipe do vereador Marcell Moraes, a responsável pela ONG Célula Mãe, Janaína Rios, e a presidente da Federação Baiana de Entidades Ambientalistas Defensoras dos Animais (Febadan), Ana Andrade, farão uma vistoria na sede da Fiocruz, na Rua Waldemar Falcão, Candeal, para verificar se a empresa está cumprindo a liminar.

Em caso de descumprimento da norma, a Fundação Osvaldo Cruz terá que pagar multa diária de R$ 3 mil. “Essa é uma conquista inédita da causa animal de Salvador. Estou muito feliz por fazer parte disso e garanto que não retrocederei um milímetro dos meus ideais, que é defender o bem estar do meio ambiente e dos animais”, diz Marcell. De acordo com Janaína Rios, a Fiocruz realiza experimentos em animais sob alegação de que estão testando a elaboração de vacinas.

Entretanto, durante muitos anos jamais houve algum resultado concreto nesse quesito em especial, nem mesmo transparência quanto ao uso de recursos públicos enviados para os estudos. “Na verdade, é um uso exacerbado de dinheiro público apenas para sacrificar e torturar animais”, declara.

  • Sobre o autorO Maior Portal de Notícias sobre Animais do Mundo
  • Publicações34133
  • Seguidores576
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações245
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/justica-proibe-fiocruz-de-realizar-testes-em-animais-em-salvador-ba/119183657

8 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Ridículo esses caras!! Ridículos!! Hipócritas!!

A Fiocruz sempre precisa de cobaias para produzir medicação para AIDS, HEPATITE, FEBRE AMARELA, POLIO........

Por favor, candidatem-se a ficar no lugar dos animais!!

Que tal? Não querem não? ahhhhhh.... por que será?

Quando precisarem do medicamento vão espernear para tê-lo. E quando descobrirem que os medicamentos que os tratam veem de testes com animais, vão recusá-lo?! Quero ver! Aí eu aplaudo! continuar lendo

A justiça tem que abrir os olhos para a manipulação exacerbada das ditas ONGS que dizem estar prestando serviço a sociedade civil.
Em São Roque -SP, o Intituto Royal fechou as portas; trazendo prejuízo para os seus empregados, a cidade e pricipamente a comunidade científica.
Se não detivermos essas pessoas irresponsáveis, podemos dentro de alguns anos inviabilizar a ciência no Brasil.
Qual será o custo dos medicamentos pesquisados ou fabricados aqui, se tiverem que realizar todos os teste biológicos fora?
Como teremos pesquisa científica própria, e possíveis patentes, sem a realização dos testes em nosso território? continuar lendo

A humanidade caminha para o caos. Saguinária e desrespeitosa. A JUSTIÇA por seus diversos órgãos devia tomar uma atitude positiva e firme.... Mas, não, que toma atitude são poucas pessoas, corajosas e leais, que denunciam, em pequenos movimentos mas que acabam sufocados pelos grandes interessados... continuar lendo

Já que não pode ser feitos testes em animais, então que estas pessoas que os protege, aliais é uma atitude muito meritória, se apresentem como voluntárias para os testes.
Não pode testar medicamentos em animais, humanos não querem se arriscar ao teste, assim voltaremos a idade da pedra em termos de medicamentos. continuar lendo