Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Como saber se meu cachorro tem filariose?

    A filariose canina, mais conhecida como o verme do coração, é uma das doenças mais comuns nos cachorros. É uma doença de caráter parasitário, já que ocorre pela instalação e reprodução no interior do coração de um verme redondo pertencente à espécie Filaria, o Dirofilaria Immitis. Este verme aloja-se no lado direito do coração e nos vasos sanguíneos pulmonares e pode provocar, inclusive, a morte do cachorro. É muito importante detectá-la a tempo para iniciar um tratamento que acabe com os vermes.

    O que é a filariose canina?

    A filariose canina é uma doença parasitária na qual o verme Dirofilaria Immitis se hospeda no ventrículo direito do coração e nos vasos sanguíneos pulmonares e se reproduz, obstruindo o fluxo sanguíneo. Este verme chega através do sangue aos tecidos e localizações intermediárias, onde se desenvolve, já que não é transmitido ao animal em sua forma adulta, mas cresce em seu interior, se reproduz e, finalmente, passa para o coração. Todo este processo pode durar entre 85 e 120 dias.

    O verme adulto pode chegar a viver entre cinco e sete anos dentro do cachorro e alimenta-se à base de nutrientes que rouba através da circulação sanguínea do animal. O verme do coração pode chegar a medir entre 15 e 30 centímetros de comprimento. O maior problema desta doença encontra-se no número total de vermes hospedados no cachorro, já que em infecções intensas, chegou-se a encontrar mais de 100 vermes em um só animal.

    Como se contagia o verme do coração?

    O verme do coração é transmitido ao cachorro através de um mosquito do gênero Culex, Aedes ou Anopheles, já que só estas espécies podem manter em seu interior a larva microfilaria. Este mosquito chupa o sangue de um cachorro infectado, absorvendo assim a forma mais jovem do parasita da filaria. Uma vez dentro do mosquito, as larvas desenvolverão vermes imaturos durante as duas ou três semanas seguintes. Passado este tempo, quando o mosquito voltar a alimentar-se de um cachorro saudável, introduzirá o verme em sua corrente sanguínea, contagiando-o com a filariose.

    A fêmea deste verme reproduz-se e cria as chamadas microfilarias no interior do cachorro, as quais circulam pelo sangue até seu desenvolvimento. Em geral, os cachorros com possibilidades de ser picados são aqueles que vivem ou frequentam zonas de climas úmidos, ideais para a sobrevivência do mosquito.

    Sintomas da filariose canina

    Infelizmente a filariose canina desenvolve a maioria dos danos antes de ser detectado algum sintoma no cachorro, pelo que é muito difícil notar a presença da doença antes de sua evolução. Por isso é tão importante realizar análise e revisões periódicas em seu cachorro, já que a melhor forma da detectar é através de um exame de sangue. Em geral, um cachorro infectado pelo verme do coração pode apresentar os seguintes sintomas:

    Dificuldade de respirar que pode vir acompanhada de uma respiração acelerada.

    Aumento do ritmo cardíaco.

    Tosse suave.

    Cansaço.

    Intolerância ao exercício devido a uma insuficiência cardíaca.

    Sangramento pela boca.

    Hemorragias nasais.

    Falta de apetite.

    Apatia.

    O cachorro infectado pode apresentar alguns, todos ou nenhum destes sintomas e, no pior dos casos, a doença pode acabar com a vida do animal.

    Tratamento para cachorros com filariose

    Através de um exame de sangue o veterinário diagnosticará a filariose canina. Uma vez diagnosticada, deverão ser avaliadas as condições físicas do cachorro e o estado da doença. Você deve saber que não existe um tratamento geral para acabar com ela, mas que são administrados vários medicamentos para cada uma das etapas da filariose. O tratamento é agressivo, caro e pode ser perigoso para o animal já que pode debilitá-lo.

    Em geral, é administrada uma série de injeções que matam os vermes adultos. Esta fase do tratamento é a mais delicada porque o cachorro deve repousar para evitar obstruções pelos vermes mortos e danos pulmonares. Passada esta fase, o tratamento passa por administrar medicamentos para expulsar os vermes imaturos do sangue. Por último, e se a medicação foi efetuada com sucesso, inicia-se um tratamento vitamínico e uma dieta especial a modo de recuperação, bem como um programa de prevenção para que ele não volte a contrair a filariose.

    Como prevenir a filariose canina

    Para prevenir a filariose, você deverá ir ao veterinário para que administre um programa preventivo, que consiste em dar a seu cachorro uma pastilha mastigável que elimina as larvas e vermes imaturos do organismo do seu cachorro. Estes produtos devem ser administrados a partir dos quatro meses de vida do cachorro e mensalmente. Devem ser fornecidos a partir da época de voo dos mosquitos até os dois meses após terem desaparecido. É muito importante consultar seu veterinário antes de administrar qualquer tratamento preventivo para garantir que seu cachorro possa tomá-lo.

    • Sobre o autorO Maior Portal de Notícias sobre Animais do Mundo
    • Publicações34133
    • Seguidores576
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações13796
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/como-saber-se-meu-cachorro-tem-filariose/118683973

    3 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

    Meu animal acabou de ser detectado com a filaria e a veterinária mandou manipular um remédio e dar favas
    E comprar uma paleta para colocar no dorso está certo continuar lendo

    Boa noite ..A minha tambem bem esta..e o q veterinário falou..o meu passou uma coleira além de outros..pq poderia passar para nos ser humano..me liga 21976720876.. continuar lendo

    Acho que os veterinários deveriam ser menos MERCENÁRIOS e se preocuparem de fato com a saúde e bem estar no animal e não somente com o bolso deles. Muitas vezes entopem o cachorro de medicamentis caros e muitas vezes pouco eficaz, fica uma dica pra quem tem animais apostem mais no NATURAL e saibam que tem muitos remédios baratos e muito eficazes que muitas vezes nao são receitados por terem pouco retorno financeiro. continuar lendo