Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Câmara de Marataízes (ES) aprova Código de Defesa Animal

    Os ativistas da causa animal em Marataízes conquistaram uma importante vitória. A Câmara de Vereadores promulgou uma lei instituindo o Código Municipal de Defesa Animal, que norteia políticas públicas para a área e garante ações efetivas para a proteção dos animais. A Lei nº 1.684 foi publicada no Diário Oficial na última segunda-feira (14).

    O Código aborda questões como a posse responsável. A Lei determina que os tutores devem manter seus animais em condições adequadas de alojamento, alimentação, saúde, higiene e bem estar. Ela define o local ideal para alojamento, sendo este protegido do sol, da chuva, do calor e do frio intenso, além de impedir a fuga dos animais para logradouros públicos e propriedades de terceiros.

    A nova legislação ainda trata do controle da população animal em Marataízes. Cada animal doméstico deverá receber um número de inscrição na Secretaria Municipal de Saúde, o Registro Geral Animal – RGA. Além disso, estão previstas a esterilização dos animais domésticos ou não e ações educativas continuadas baseadas em campanhas de esclarecimento através dos meios de comunicação locais.

    Entre os outros itens abordados pela Lei estão os veículos de tração animal e a comercialização - ambos infelizmente continuam sendo praticados - o controle de zoonoses e a destinação dos animais apreendidos. Por fim, incluem-se no dispositivo legal as penalidades sobre os maus-tratos e a outras determinações.

    Destacando o avanço representado pelo Código, o Vereador Carlos da Marinha (Solidariedade) ressaltou que este é apenas o primeiro passo para a efetivação de políticas públicas sobre a causa no município.

    “Fico feliz com a sensibilidade do Legislativo em abraçar um tema tão relevante para Marataízes. Resgatamos essa matéria, que há anos estava parada na Câmara. É um assunto sobre o qual tenho apresentado algumas propostas, como a construção de um canil público, o Conselho Municipal de Direitos dos Animais e um programa de castração e de controle da população animal”, resume.

    Carlos da Marinha também falou da importância do empenho dos segmentos organizados da sociedade para a proteção animal.

    “Temos a Associação Protetora dos Animais de Marataízes, a APAMAR, que desenvolve um trabalho exemplar, cobrando das autoridades soluções para casos de violação aos direitos dos animais. Há muito a ser feito, principalmente na estrutura para os animais em situação de rua. Hoje o município dispõe de recursos suficientes para isso. Aprovamos, inclusive, dotação orçamentária exclusiva para este fim. Basta executar”, afirma.

    O Código de Defesa Animal deverá ser regulamentado pelo Executivo em 60 dias.

    • Sobre o autorO Maior Portal de Notícias sobre Animais do Mundo
    • Publicações34133
    • Seguidores576
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações441
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/camara-de-marataizes-es-aprova-codigo-de-defesa-animal/117021161

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)