jusbrasil.com.br
8 de Abril de 2020
    Adicione tópicos

    Ibama apreende tubarão e 190 kg de lagosta em barco no litoral do RN

    Um filhote de tubarão-lixa (Ginglymostoma cirratum) e 190 quilos de lagosta foram apreendidos por agentes do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) durante uma fiscalização realizada na noite desta quinta-feira (10) na praia de Muriú, no litoral Norte do Rio Grande do Norte. A carga foi encontrada em uma embarcação durante a operação denominada Renascer - que tem como objetivo combater a pesca ilegal de crustáceos durante o período do defeso. Militares do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) deram apoio ao trabalho.

    Segundo o Ibama, o tubarão-lixa está ameaçado de extinção e a pesca desta espécie é permanentemente proibida. A embarcação foi apreendida e o proprietário será multado em cerca de R$ 20 mil. Ninguém foi preso. A apreensão aconteceu por volta das 21h, quando as equipes do Ibama e do Bope chegaram à praia de Muriú.

    Pedro Luiz Ribeiro dos Santos, coordenador da ação, disse que os pescadores tentaram incitar a população a virar uma viatura do Ibama durante a abordagem. A área foi isolada para a retirada da carga. Durante a descarregamento, foi constatado que muitas lagostas estavam ovadas.

    As apreensões feitas pelo Ibama são doadas a entidades beneficentes previamente cadastradas.

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)