Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Moradores se reúnem para criar ONG em prol dos cuidados dos animais de rua

    Um problema enfrentado por muitos municípios hoje é a questão do abandono e maus tratos aos animais. Em Clevelândia (PR), essa realidade não é diferente. Por isso, um grupo de pessoas preocupadas com os animais abandonados e maltratados está se mobilizando para criar a ONG Vida Animal.

    Os trabalhos foram iniciados em novembro do ano passado, quando foi realizada uma assembleia com a participação da comunidade e onde foi formada uma comissão provisória por um grupo de 15 pessoas. Nesta semana, o grupo se reuniu na Câmara de Vereadores para discutir temas como a entrega do modelo do estatuto, a constituição de uma comissão para a formação dos nomes que integrarão a diretoria da entidade, estratégias para obtenção de recursos, a criação de uma página na rede social e os preparativos para a realização da assembleia geral ordinária, para criação definitiva da ONG.

    Conforme a médica veterinária (CMV/PR 07218), Soraya Aparecida Ferreira, que integra o grupo que está desenvolvendo os trabalhos, a ideia de montar uma organização voltada para a proteção dos animais vem sendo discutida há certo tempo no município, pois Clevelândia tem muitos casos de animais abandonados e vítimas de violência, e são casos que não incluem apenas pequenos animais, como cães e gatos. Ela disse que até animais grandes, como cavalos, têm sido maltratados.

    Desta forma, a proposta principal da ONG será estimular a sociedade a proteger, e não a maltratar os animais, além de fiscalizar, levar informações e desenvolver trabalhos sociais, como campanhas que ajudem a diminuir os números de animais abandonados e vítimas de violência. “As pessoas precisam saber que a ONG, depois de formada, não será um depósito de cachorro. Porque, se assim for, nós não vamos conseguir cuidar de todos. O que vamos fazer é a parte da educação, de campanhas, por exemplo, de castração e adoção responsável”, explicou.

    As próximas ações, para a criação da ONG Vida Animal, será a montagem da diretoria da entidade. Para isso, na terça-feira (11), será realizada mais uma reunião, às 18h30, na Câmara Municipal. Nesse encontro serão escolhidos os nomes para a diretoria, formadas as chapas e posteriormente, em uma assembleia, a comunidade poderá votar e definir a diretoria.

    Soraya comentou que a iniciativa tem contado bastante com apoio da população de Clevelândia. Muitas pessoas ajudaram, por exemplo, na escolha do nome da ONG, que foi uma votação realizada na rádio da cidade, em dezembro. “A ONG tem um papel educacional muito grande e inclusive temos entre os participantes, que integram a nossa primeira comissão, e provavelmente irão integrar a diretoria, professores e estudantes, que se dispuseram a fazer os trabalhos também nas escolas e através das redes sociais”, destacou.

    Contudo, ela disse que por parte dos órgãos públicos, ainda o movimento não recebeu nenhum apoio. Nem mesmo na primeira assembleia, que foi aberta ao público, representantes da prefeitura, bem como da Vigilância Sanitária, compareceram.

    Depois que a ONG estiver criada, com todo o processo burocrático em dia, os planos do grupo é promover várias campanhas de conscientização e também adquirir um terreno, onde possa ser construída uma sede, adaptada com canis e toda a estrutura necessária, para o atendimento aos animais.

    • Sobre o autorO Maior Portal de Notícias sobre Animais do Mundo
    • Publicações34133
    • Seguidores576
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações504
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/moradores-se-reunem-para-criar-ong-em-prol-dos-cuidados-dos-animais-de-rua/113726596

    Informações relacionadas

    Fábio Peres da Silva, Bacharel em Direito
    Artigoshá 2 anos

    [Modelo] Estatuto de associação - ONG

    Nathan Bernardoni, Bacharel em Direito
    Artigoshá 8 anos

    Quero abrir uma ONG e agora ?

    Dr Francisco Eder Gomes, Advogado
    Modeloshá 4 anos

    TCC

    Petição Inicial - TJSP - Ação de Exigir Contas c/c Exibição de Documentos com Pedido de Tutela Antecipada - Apelação Cível - de ONG Salvagato

    Voluntários pretendem criar ONG de direitos animais em Patos (PB)

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)