Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
18 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Popularidade de Loris está aumentando o tráfico de animais

    Com olhos piedosos e pelo sedoso e macio, estas criaturas adoráveis tornaram-se sensação do YouTube e passaram a ser desejadas como animais domésticos.

    Mas sua popularidade ameaça a sua própria sobrevivência. Capturados por comerciantes e mantidos em condições horríveis, os primatas da Sumatra, na Indonésia, estavam sendo vendidos.

    Mas poucos dias antes de chegarem ao seu destino, a quadrilha foi capturada por voluntários dos direitos animais britânicos, que entregaram os loris à International Rescue Animal (IAR).

    23 loris foram resgatados e apreendidos de comerciantes. Seis, infelizmente, morreram no caminho. Na chegada, a equipe médica IAR examinou os primatas confiscados. Muitos estavam sofrendo de doenças relacionadas ao estresse, desidratação, desnutrição e problemas dentários. Alguns tiveram seus dentes cortados ainda antes de chegar aos mercados.

    Pequenos e gentis, eles foram amontoados por seus sequestradores em caixas mínimas, sem a menor condição de transporte. Muitos desses loris vão exigir tratamento médico imediato, a fim de que eles sejam nutridos e recuperem de volta à saúde. Disse a Dr. Karmele Llano Sanchez, diretora do programa de IAR na Indonésia.

    O objetivo será o de começar, assim que possível, um processo de liberação sistemática para os indivíduos da forma mais saudável. "Estes animais ameaçados são transportados por longas distâncias em condições terríveis", disse Sanchez.

    Gavin Bruce, gerente de operações IAR, viu os animais quando chegaram, e afirma que foi muito triste. "Eles chegaram à noite - dezenas de caixas de plástico branco cheias de loris. Eu acho que a contagem final foi de 238. Apenas seis mortos, eu estava esperando que fosse pior. Mas, ainda assim, foi muito perturbador."

    "Houve um engradado de mães com bebês, outra com muitos jovens. Alguns, inevitavelmente, tiveram danos aos seus olhos. Foi horrível de ver. O comércio de loris continua a existir", enfatizou Bruce.

    Alan Knight, diretor executivo da Animal Rescue International, disse que o centro da IAR teve que se expandir para lidar com os números crescentes de loris sendo resgatados pelas autoridades policiais e da vida selvagem da Indonésia.

    No Centro de Reabilitação de Primatas IAR há, agora, quase 400 loris. Loris são pequenos primatas noturnos encontrados em todo o Sudeste da Ásia, que estão ameaçados pela perda de habitat, o comércio de animais domésticos e medicina tradicional. Eles estão listados no Anexo 1 da CITES proibindo assim qualquer comércio internacional. Além disso, como afirma a lei da Indonésia, a captura, venda ou manutenção de loris é punível com até cinco anos de prisão e com uma multa de até £ 7.000.

    No entanto, apesar de seu status de proteção, loris continuam sendo uma das raças de primatas mais negociadas na Indonésia, por serem considerados como um animal "símbolo de status".

    • Sobre o autorO Maior Portal de Notícias sobre Animais do Mundo
    • Publicações34133
    • Seguidores576
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações163
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/popularidade-de-loris-esta-aumentando-o-trafico-de-animais/112184050

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)