Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
24 de Abril de 2024

Utilização de óleo de palma é causa da morte de orangotangos na Ásia

Por Mariana Bettiol (da Redação)

Há uma série de produtos embalados incluindo salgadinhos, mistura para bolo, sopa enlatada ou até mesmo papinha de neném que são muito populares e parecem ser muito úteis ao cotidiano humano. O que talvez você não saiba é que muitos desses produtos contêm óleo de palma em seus ingredientes. As informações são do Global Animal.

O óleo de palma está presente em mais da metade de produtos embalados encontrados nos supermercados por todo os Estados Unidos, por exemplo. O aumento da demanda do óleo tem ameaçado as florestas por todo o mundo, especialmente as localizadas no sudeste da Ásia.

A destruição dessas florestas coloca em risco a vida de espécies que vivem lá, como os Orangotangos-de-Sumatra e Orangotangos-de-Bornéu. Os orangotangos são considerados os parentes mais próximos da raça humana no reino animal e nós estamos matando-os vagarosamente, sem ao menos perceber.

A população de orangotangos habita hoje, em pequenas áreas das florestas que ficam nas ilhas de Bornéu e Sumatra, ao sudeste da Ásia. 80% dessas florestas já foram destruídas por mãos humanas. Pesquisadores de ambas as ilhas chegaram a conclusão de que se medidas drásticas na plantação não forem tomadas, as duas espécies entrarão em extinção inevitavelmente.

Há aproximadamente 54.000 Orangotangos-de-Bornéu nas florestas. A União Internacional para a Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais (IUCN) não considera-os uma espécie em extinção, mesmo quando os números de animais existentes continuem caindo. Os 20% das ilhas que os animais podem chamar de casa,já esta tomada pelas plantações do óleo, incluindo outras áreas de risco.

Os pesquisadores preveem que metade do habitat dos Bornéus será perdido devido ao desenvolvimento das plantações do óleo, de madeiras, entre outros. Sem contar a expansão de indústrias ilegais nessas florestas.

A história é ainda mais desanimadora para os Orangotangos-de-Sumatra, que há somente 6.600 deles soltos pelas florestas. A Lista Vermelha da IUCN caracterizou o de-Sumatra como "criticamente em perigo", ou seja, a espécie enfrenta o índice mais alto de uma possível extinção.

Esses animais são umas das 25 espécies de primatas em risco e nós estamos destruindo o único habitat que eles ainda têm. Se nada mudar logo, eles serão extintos.

As plantações de óleo de palma também apresentam extremas ameaças ao ambiente. Entre os problemas, há a questão da drenagem da água e a emissão drástica de gás carbônico, repercussões da fumaça e fogo usados para limpar a terra antes da plantação do óleo, bem como a contribuição para as mudanças climáticas.

Em todo o mundo, o desmatamento tropical contribui mais para as mudanças climáticas do que a emissão de gases através dos meios de transportes. É equivalente aos poluentes emitidos pelo motor de cada carro, caminhão, navio, avião e trem do planeta.

E a pergunta que não quer calar: Como vamos parar com o desaparecimento dos nossos parentes mais próximos do reino animal, bem como o desmatamento das nossas preciosas florestas? A resposta é simples. Precisamos conscientizar o povo sobre esse assunto, fazendo com que todos fiquem contra as empresas produtoras dos chamados Snack Food 20, exigindo que eles tomem medidas corretas e regulamentadas na produção do óleo de palma.

O destino dos orangotangos está em nossas mãos, em nossas decisões diárias.

  • Sobre o autorO Maior Portal de Notícias sobre Animais do Mundo
  • Publicações34133
  • Seguidores576
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações3115
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/utilizacao-de-oleo-de-palma-e-causa-da-morte-de-orangotangos-na-asia/100705628

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)