Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
18 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Aprovada lei que cria parque nacional marinho para proteger espécies de animais silvestres

    Um mês após ser aprovada por unanimidade no Senado Federal, a criação do Parque Nacional Marinho das Ilhas dos Currais, no município de Pontal do Paraná, no litoral do paranaense, foi sancionada pelo presidente Dilma Rousseff na última sexta-feira (21), tornando-se a Lei 12.829/13. O comunicado foi feito nesta segunda-feira (24), pelo deputado estadual Rasca Rodrigues (PV), durante sessão da Assembleia Legislativa do Paraná.

    De acordo com a Lei, de autoria do deputado federal Luciano Pizzatto, o parque foi criado para proteger os ecossistemas das ilhas, os ambientes marinhos nos limites do seu entorno, visando à proteção e o controle de relevantes áreas de nidificação (ação de alguma espécie de animal de construir seus ninhos) de várias espécies de aves e de habitat de espécies marinhas.

    “Este é o primeiro parque nacional marinho do Paraná e será extremamente importante para nosso litoral e para o Brasil. Além da proteção ambiental, o parque vai gerar royalties e ICMS Ecológico ao estado e, principalmente, um novo espaço para o desenvolvimento do turismo ecológico na região”, afirmou Rasca.

    No Brasil, existem apenas outros dois parques nacionais marinhos: o Parque Nacional de Abrolhos, na Bahia, e o Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha, em Pernambuco. Com a nova legislação também será possível proteger as águas das ilhas, onde o Centro de Estudos do Mar da Universidade Federal do Paraná realiza pesquisas – assim como – o arquipélago das ameaças decorrentes do aumento da pesca.

    As Ilhas dos Currais

    O novo parque é formado por três ilhas: uma grande ilha com vegetação no cume, uma segunda rochosa um pouco menor e outra com apenas um pico de pedra. Elas ficam entre as baías de Guaratuba e Paranaguá, a 6,2 milhas de distância costa, em frente à Praia de Leste, no município de Pontal do Paraná. É um dos poucos pontos de mergulho do Paraná e um dos principais pontos onde animais, como aves criam ninhos no Brasil e no Atlântico Sul.

    É uma área com muitos peixes, com visibilidade na água entre zero e 10m, sendo necessário ter o máximo de responsabilidade ao mergulhar para não impactar no ecossistema.

    Histórico

    O projeto foi apresentado na Câmara Federal em 2003 por Pizzatto, passou por todas as comissões e foi aprovado na casa. No Senado foi aprovado em duas comissões e estava parado para ser incluído na ordem do dia desde março. Rasca enviou ofício aos 81 senadores pedindo o apoio e a agilização no trâmite da matéria.

    O pedido de Rasca foi atendido pelo senador Álvaro Dias, ganhando o apoio de todos os senadores que aprovaram por unanimidade o projeto. “Chamamos a atenção para a importância do projeto e depois encaminhamos ofícios a todos os senadores para que apreciassem a matéria. Os senadores paranaenses foram fundamentais para a aprovação”, destacou Rasca.

    • Sobre o autorO Maior Portal de Notícias sobre Animais do Mundo
    • Publicações34133
    • Seguidores576
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações92
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/aprovada-lei-que-cria-parque-nacional-marinho-para-proteger-especies-de-animais-silvestres/100581643

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)