Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Número de cachorros mortos em cidade do Pará pode chegar a 300 após limpeza de prefeito

    Após uma determinação do prefeito da pequena cidade de Santa Cruz do Arari (PA), no fim de maio, 300 cachorros podem ser sido mortos. A ordem dada foi para fazer uma “limpa” no pequeno município, que fica na Ilha do Marajó. O extermínio estaria sendo recompensado.

    Por cada cachorro macho, a prefeitura paga R$ 5. O preço das fêmeas é ainda maior: R$ 10 por cada uma recolhida.

    Depois de capturados, os cachorros são levados para a beira do rio. Amarrados, eles são colocados no porão de barcos. Tudo foi filmado por um homem, que denunciou o caso à polícia. Ele está sendo ameaçado e teve que fugir para a capital do Estado, Belém.

    O prefeito Marcelo Pamplona diz que a decisão foi tomada porque as ruas do município estavam lotadas de cachorros, o que teria gerado sujeira e doenças. Ele e agentes que realizaram a ação serão ouvidos. Pamplona diz que, apenas, mandou levar os animais para uma área rural.

    A Delegacia do Meio Ambiente investiga o caso. Se comprovadas as denúncias de maus-tratos, os envolvidos podem pegar até três anos de prisão.

    Atitude criminosa

    O médico veterinário da Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra) e membro do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Pará, Eriberto Figueiredo, condena a atitude do prefeito de Santa Cruz do Arari, na Ilha do Marajó, que determinou a caça de cães no município sob a alegação de que os animais estariam transmitindo doenças para a população. Segundo denúncias de moradores, os animais estariam sendo laçados e mortos.

    “Todos os animais transmitem doenças, mas o que esse prefeito está fazendo é crime, previsto em lei. Um cachorro pode passar para o humano doenças das mais simples às mais perigosas, mas certamente não é matando os cães que ele vai conseguir diminuir o número de pessoas doentes. Estudos mostram que matar cães não diminui as doenças. E que tipo de doenças são essas no município? Quem fez o levantamento epidemiológico? Quem diagnosticou?”, questiona o especialista.

    Com informações de R7

    • Sobre o autorO Maior Portal de Notícias sobre Animais do Mundo
    • Publicações34133
    • Seguidores576
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações528
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/numero-de-cachorros-mortos-em-cidade-do-para-pode-chegar-a-300-apos-limpeza-de-prefeito/100551402

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)