Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
24 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Afinal, quem são os responsáveis por proteger os animais de Tramandaí (RS)?

    Vigilância Sanitária, Curral Municipal, Secretaria de Pesca e Agricultura, Pelotão Ambiental, a quem recorrer quando há um animal em perigo? Essa dúvida percorre o imaginário de muitas pessoas na hora que veem um animal precisando de ajuda. No entanto, é preciso observar em qual caso se encaixa cada situação.

    Tramandaí possui diversos órgãos públicos responsáveis por proteger os animais que vivem no município, geralmente, o primeiro nome que vem a cabeça quando há um bichinho em perigo é o Pelotão Ambiental, porém, de acordo com o sargento Março Antônio Fortes, cabe ao Pelotão, tratar da parte de crimes contra os animais. “Se alguém está maltratando algum animal a Patram vai lá e entrega um termo circundado e o agressor terá que responder a um processo criminal. Nós podemos apreender o animal, até que a Prefeitura decida para onde levar a vítima de maus-tratos, ou seja, nossa responsabilidade é para com o agressor”.

    A Vigilância Sanitária é outro seguimento muito procurado quando o assunto é proteger os animais. De acordo com o responsável pela Vigilância Sanitária Carlos Alberto Nunes da Silveira, o órgão é responsável pelo Canil Municipal e por recolher cães de rua que tragam perigo a população. “Nós vamos recolher aqueles cães que tenham alguma doença de pelé, que tenham sido atropelados, ou estejam raivosos. Nossa principal função é proteger as pessoas”, explica.

    Os animais recolhidos são levados ao Canil Municipal que hoje possui sua lotação máxima esgotada com 60 cães adultos e cerca de 20 filhotes.

    Silveira explica ainda que a Vigilância Sanitária deveria ter um veterinário responsável para cuidar de animais de pequeno porte, no entanto, o único profissional que atendia os bichinhos, se aposentou recentemente, agora a Secretaria busca um novo veterinário. “Três pessoas que passaram no último concurso público para a vaga já foram ouvidas, no entanto, todas elas moram em outras cidades, e poderiam vir somente de segunda a quarta-feira e nós precisamos de um veterinário que trabalhe até a sexta”.

    De acordo com Silveira mais pessoas deverão ser ouvidas nos próximos dias até que a vaga seja preenchida. Ele destaca ainda que enquanto o setor não possui um veterinário contratado, outros veterinários estão atendendo os casos mais urgentes.

    Para evitar a proliferação de cãs e gatos a Vigilância Sanitária distribui gratuitamente remédios contraceptivos à população. Basta ir até o local e fazer o cadastramento para que seja feita a entrega do medicamento. Além disso, a Vigilância fornece medicamentos e material cirúrgico para a Associação dos Animais APATRA, para que sejam feitas 50 castrações por mês, nesse acordo, a APATRA entra com o veterinário e a o local para a cirurgia e a recuperação dos animais.

    Constatamos que a Vigilância Sanitária é a responsável pelos animais de pequeno porte, mas, o que fazer quando uma vaca, ou um cavalo adoecem?

    Nos últimos meses tivemos três casos de cavalos que faleceram devido a falta de veterinário que foram retratados pelo Jornal Dimensão. O último caso ocorreu na sexta-feira, 12 de abril, quando um animal esperou atendimento veterinário das 7h às 18h, e quando o profissional chegou ao local, o último recurso foi realizar a eutanásia.

    Para cuidar dos cavalos sadios e que conseguem se locomover sozinhos, há o Curral Municipal, que fica sobe a responsabilidade da Secretaria de Obras, o órgão é responsável pelo recolhimento de cavalos que estejam abandonados e conseguiam andar. O Curral, não possui transporte adequado para resgatar animais de grande porte que não consigam se locomover. Nessas situações, o veterinário da Secretaria de Pesca e Agricultura, responsável por tratar animais de grande porte é contatado, ele atende o animal que precisa ser socorrido no local, e este quando estiver em condições é levado para o Curral Municipal.

    O veterinário da Secretaria de Pesca e Agricultura trabalha de segunda a quarta-feira.

    Telefones dos órgãos públicos responsáveis pelos animais

    Patram - 3661 4620

    Vigilância Sanitária – 3684 9077

    Secretaria de Obras (Curral) – 3684 9051

    Secretaria de Pesca e Agricultura –

    • Sobre o autorO Maior Portal de Notícias sobre Animais do Mundo
    • Publicações34133
    • Seguidores576
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações884
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/afinal-quem-sao-os-responsaveis-por-proteger-os-animais-de-tramandai-rs/100496270

    Informações relacionadas

    Tramandaí (RS) cria Departamento do Bem-Estar Animal

    1 Comentário

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

    Município omisso. Final de semana não tem atendimento emergencial. E vet de segunda a quarta? Não sabia que situações de emergência marcam data . Na minha opinião, em casos de omissão / emergência, teria que começar a buscar responsabilização civil e criminal do município e do secretário de Obras. Talvez com o Judiciário tomando as medidas cabíveis, as coisas melhorem um pouco. continuar lendo