Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Abril de 2024

Lei que proíbe venda de animais em lojas e pet shops gera polêmica

A aprovação do projeto de lei que proíbe a venda de animais em pet shops, de autoria do vereador Marcell Moraes (PV), gerou polêmica entre parlamentares e proprietários de estabelecimentos. Marcell Moraes acredita que esta lei vai coibir abusos e maus-tratos, pois em diversos estabelecimentos "os animais ficam expostos em gaiolas ou locais pequenos e abafados, algumas vezes expostos ao sol e ao sereno".

"Nosso grande objetivo é incentivar a adoção de animais abandonados. Amigo não se compra, se conquista. Pretendo ampliar esse projeto para proibir a venda em qualquer local", destacou.

De acordo com o projeto, animais domésticos só poderão ser vendidos em locais como canis e gatis. O projeto depende da sanção do perfeito ACM Neto. Por outro lado, proprietários de pet shops e alguns tutores de animais não ficaram satisfeitos com a proposta.

"O termo proibição soa com certa tirania. Sou a favor de regulamentação e fiscalização das condições em que o animal é cuidado no pet shop, mas sou contra a proibição", afirmou a veterinária Gabriela Azevedo, proprietária do Planeta Animal.

A gerente da Dog Pet, em Itapuã, Edileuza Cerqueira, acredita que o projeto tem que ser revisto: "A comercialização dos animais não faz com que eles sejam tratados como mercadoria".

A empresária Aura Oliveira, 26, comprou há dois meses uma cadela da raça poodle em um pet shop e se diz contrária ao projeto. "Esses vereadores deveriam estar mais preocupados com a saúde dos animais, em tirá-los da rua".

Hospital veterinário

Também na última quarta-feira, 24, os vereadores aprovaram o projeto da vereadora Ana Rita Tavares (PV) que prevê a construção de um hospital público veterinário na Bahia.

Ana Rita defende a criação do hospital público veterinário aproveitando a estrutura do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), no bairro do Trobogy, o que reduz o custo de implantação da unidade.

"A licitação para construção de um novo local é um processo burocrático que atrasaria o processo", disse. "A implantação envolve também uma questão de saúde pública, porque animal doente na rua é um risco para si e para a saúde humana", complementou.

Em nota, a Secretaria Municipal da Saúde informou que o projeto ainda não chegou à prefeitura. Quando chegar, o projeto será avaliado pela Procuradoria Geral do Município (PGM). O órgão informou ainda que somente se manifestará sobre o assunto após avaliação da PGM.

Outros dois projetos de inicação da vereadora do PV também foram aprovados. O primeiro é o de número 96/13, para a criação da Secretaria Especial de Atenção aos Animais (Seda). O outro propõe a criação da Delegacia Especial de Atenção aos Animais.

Nota da Redação: A comercialização de animais deve ser proibida como um todo. O projeto é um avanço, pois proíbe que pet shops vendam animais, mas essa lei deve se estender a toda e qualquer outra organização ou instituição. Reproduzir animais, de forma "humanizada" ou não, para venda de filhotes, deve ser considerado um crime. Ninguém pode vender bebês humanos, mas filhotes animais podem ser comercializados livremente. O caso de maus-tratos a animais em pet shops e lojas do ramo é apenas a ponta do iceberg. Animais são seres livres que não devem estar a mercê da exploração humana visando o lucro. Não há um preço que possa ser pago por uma vida. A comercialização trata sim os animais como mercadoria e milhares deles são abandonados nas ruas por pura inconsequência de seus 'tutores', que não pensam antes de comprar um filhote. Destes, outros tantos são maltratados enquanto sofrem as dificuldades do abandono, da fome e da solidão. Adotar é um ato de amor incondicional e é assim que animais, humanos e não humanos devem ser acolhidos. Amigo não se compra!

  • Sobre o autorO Maior Portal de Notícias sobre Animais do Mundo
  • Publicações34133
  • Seguidores576
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações26864
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/lei-que-proibe-venda-de-animais-em-lojas-e-pet-shops-gera-polemica/100481441

Informações relacionadas

Fabio Regateiro, Bacharel em Direito
Modeloshá 3 anos

Solicitação de agilidade em decisão interlocutória (CPC)

Tulio Alexandre Martins, Advogado
Modeloshá 6 anos

Modelo - Pedido de Homologação de Acordo de Divórcio -

Notíciashá 9 anos

Proibida a exposição e venda de animais em vitrines e gaiolas

Giuliana Facco, Bacharel em Direito
Artigosano passado

As Falhas do Direito Ambiental Brasileiro Perante o Tráfico de Animais Silvestres

Carolina Salles, Advogado
Notíciashá 9 anos

Resolução proíbe exposição e venda de animais em vitrines e gaiolas

13 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Projeto bem interessante. Pelo decurso do tempo desde a postagem, espero que já tenha sido aprovado e esteja em prática. Curioso que cheguei a esse link buscando informações sobre uma Lei recente da Inglaterra de conteúdo similar, que proíbe também a venda de animais em petshops, sendo que há 05 anos já havia alguém aqui no Brasil com essa ideia. Acredito que seja necessária uma maior publicidade sobre esse assunto para mobilizar os governos. Como faço para ter acesso ao inteiro teor deste projeto de lei? Parabéns pela iniciativa e obrigado pela atenção. continuar lendo

Ola! Saberia me dizer se esse pl foi aprovado? continuar lendo

Acho isso um absurdo tirar o direito do cidadão de ter um animal de raça com controle de doenças. Me aponte quantos cães ou gatos de raça tem na rua abandonado nenhum so tem srd pois tem comportamentos desiquilibrados devido as misturas. continuar lendo

cães de raça tbm possuem doenças! se o dono cuidar nem o vira lata tera doenças continuar lendo

Tem q ser proibido a venda de animais!
PQ?
1_Animais n são objeto para serem vendidos!
2_Tem milhões de animais passando fome nas ruas,sendo estrupados até mesmo por humanos (principalmente drogados) e etc...(Muitos animais sofrendo)
3_Esses animais de raça n vão ficar abandonados por aí!Até pq a maioria deles são feitos para vender!(Várias pessoas criam um macho e várias femeas para venderem filhotes!! continuar lendo

Recebe tanto para só pensar em asneira que não vai resolver os cães de rua abandonados. Quer resolver isso, cadastra todos os cães coloca micro chip em todos e ofereça hospital público somente para srd gratuito e para cães de raça somente um redução. Vai insentivar a pessoas adotarem por que o custo de veterinaria será gratuito e cadastrando os dados dos proprietários se o mesmo for abandonado poderá encontrar o dono e multar pelo abandono. continuar lendo

O cidadão é um dos livre para escolher a raça e origem do animal que pretende ter, alguns tem a sorte de ganhar,as quem não tem pode e tem o direito de comprar, pois que eu saiba vivemos em um estado democrático de direito. Uma lei que proíbe a compra e venda de animais é uma ideia estapafúrdia. Quer dizer que se eu quero ter um pastor alemão eu não vou poder? Vou ter que adotar um vira-latas que nasceu e está em um abrigo por descaso e negligência da prefeitura que deve cuidar disso? Aí eu serei penalizado? Adote quem quiser adotar, compre quem quiser comprar, quem paga 3 ou 5 mil num cão, nunca vai tratar esse animal mal, a maioria mima mais do que se fosse uma criança e movimenta um mercado que gera muitos empregos e arrecada impostos, ou vocês acham que se não tivesse cachorro de raça e caros, os hospitais veterinários e petshops iriam estar lotados. As leis já existem, mais leis não vai resolver o problema pq assim como acontece com as drogas, proibindo ou não as pessoas continuaram vendendo e comprando. O que o Estado tem que fazer é cumprir com as suas funções, como fiscalizar e regulamentar. Um criador que vende seus cães por 8 mil reais, vocês acham que ele trata mal os cães. Saiam desse mundo de fantasia. continuar lendo