Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
18 de Abril de 2024

Denúncias de maus-tratos a animais crescem em Curitiba (PR)

O número de denúncias sobre maus-tratos de animais subiu de 15 para 25 por dia em Curitiba, segundo dados do fone 156, mantido pela prefeitura. O poder público municipal argumenta que esse aumento é resultado do fortalecimento da Rede de Proteção Animal e da criação da Guarda Municipal de Proteção Animal.

Para o diretor do departamento de Pesquisa e Conservação de Fauna, Alexander Biondo, a população tem se conscientizado da importância de denunciar o casos, mas é necessário ter responsabilidade e bom senso no momento. "Uma quantidade elevada dos registros que recebemos são brigas de vizinhos, ou seja, denúncias vazias que tomam tempo das equipes e não resolvem nada", alerta.

Subordinada à Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SMMA), a rede envolve vários agentes públicos, da iniciativa particular e do terceiro setor, na busca de melhores condições de vida para a fauna da cidade.

Entre outros serviços, oferece um Sistema de Cadastramento e de Identificação Animal (SIA) através da utilização de microchips. Atualmente, mais de 7 mil animais estão cadastrados no SIA, mas a expectativa é que este número aumente com o trabalho de orientação que está sendo feito pela Rede.

Outra ação é a castração gratuita. Lançada no fim de 2012, a 1º Campanha Municipal Gratuita de Castração de Cães irá esterilizar seis mil cães pertencentes a famílias de baixa renda de Curitiba no prazo de um ano. O valor investido pela SMMA é R$ 1,2 milhão com recursos do Fundo Municipal do Meio Ambiente.

Também faz parte das atividades da Rede a atuação da Guarda Municipal de Protecão Animal, criada em fevereiro deste ano. Quatro homens do efetivo da Guarda Municipal de Curitiba receberam treinamento específico e acompanham os profissionais da Rede de Proteção Animal casos de denúncias de maus-tratos.

  • Sobre o autorO Maior Portal de Notícias sobre Animais do Mundo
  • Publicações34133
  • Seguidores576
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações331
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/denuncias-de-maus-tratos-a-animais-crescem-em-curitiba-pr/100447541

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)