Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Vereador dá entrada em estatuto para controle dos animais em Cataguases, MG

    O Vereador Serafim Couto Spindola (PRP) deu entrada na Câmara Municipal de Cataguases ao Estatuto de Defesa, Controle e Proteção dos Animais existentes no município de Cataguases, em Minas Gerais.

    O Estatuto prevê, entre outras coisas, um cadastro de todos animais existentes em Cataguases que poderá ser realizado inclusive através de microchip, desde que custeado pelo tutor do animal e no caso de cães, gatos e equídeos passará a ser obrigatória a realização do cadastro até o terceiro mês de vida. O cadastro conterá os dados do animal, do tutor e das vacinas aplicadas.

    O estatuto prevê também:

    - Proibição da permanência de animais nas vias públicas;

    - Uso de focinheiras para raças de ataque;

    - Apreensão de todo animal que estiver solto na rua, em situação de maus tratos entre outras coisas;

    - O resgate, guarda, adoção ou leilão dos animais apreendidos;

    - A definição de maus tratos aos animais;

    - As responsabilidades do tutor;

    - Regularização da criação dos animais;

    - Medidas para evitar o surgimento de ratos e animais peçonhentos em lixos;

    O executivo poderá minimizar ou até zerar as despesas oriundas desse controle com as entradas referentes a multas, taxas e leilões.

    Em sua justificativa para o projeto, o vereador explica: “Precisamos buscar regulamentar a proteção da fauna brasileira objetivando a preservação de espécies em extinção, bem como dar tratamento digno aos animais domésticos e àqueles que auxiliam o homem na labuta diária. O presente Projeto de Lei objetiva, dentre outros temas, retirar das ruas animais sem tutor, aqueles que ficam a turbar a ordem e mesmo a transmitir doenças. Regulamentar, identificar e catalogar os animais de nossa cidade coloca-nos na vanguarda legislativa de nosso país, permitindo que sejam adotadas políticas públicas de controle e também os seus objetivos a serem traçados. Convencido da importância dessa proposição, solicito de meus nobres pares a aprovação da mesma.”

    O Projeto ainda não tem data certa para a votação pois precisa passar pela Comissão de Constituição e Justiça e Procuradoria da Câmara, mas todo esse trâmite tem transcorrido em aproximadamente 15 dias.

    Nota da Redação: Diversos pontos do Estatuto serão benéficos, mas regularizar a criação de animais não significa que suas vidas não serão comprometidas em nome do lucro. O discurso de regularização é tipicamente bem-estarista, e apenas reafirma a condição de propriedade do animal.

    • Sobre o autorO Maior Portal de Notícias sobre Animais do Mundo
    • Publicações34133
    • Seguidores576
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações286
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/vereador-da-entrada-em-estatuto-para-controle-dos-animais-em-cataguases-mg/100385993

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)