jusbrasil.com.br
20 de Abril de 2021

SP tem aproximadamente 2 milhões de animais abandonados nas ruas

O número de animais abandonados pelas ruas de SP não para de crescer, são aproximadamente 2 milhões. A grande São Paulo tem apenas um centro móvel de castração que fica em Caieiras.

Segundo o Jornal do SBT, um ônibus foi montado para os animais abandonados nas ruas serem castrados, assim evita que mais animais nasçam e fiquem na rua. Dois médicos veterinários dividem as tarefas. Fazem a média de 17 castrações por dia e a cirurgia é de graça.

"Muitas vezes estas pessoas não vão fazer este procedimento em seus animais por conta dos custos elevados", diz Flávia Mauer, veterinária que atende dentro do ônibus.

O ônibus fica lotado, mas isso é exatamente o que eles querem.

Além dos cães, fêmeas e machos, gatos também podem ser castrados. Isso diminui os riscos que eles sofrem ao escaparem para as ruas, além de evitar doenças e deixá-los mais caseiros e tranquilos.

Perguntas e respostas sobre castração

A castração é um dos recursos mais importantes no combate à reprodução descontrolada de animais. A capacidade de reprodução de cães e gatos é bem grande. Os machos ficam aptos para reprodução muito cedo: cães - a partir dos 8 meses; gatos - a partir dos 6 meses. Podem cruzar com várias fêmeas por dia, durante todos os dias do ano, por toda a vida. Uma cadela pode ter, em média, 16 filhotes em um ano e uma gata, 15 filhotes nesse período. A reprodução pode ocorrer até o final de suas vidas.

Indiretamente, a castração também contribui para a diminuição do índice de abandono, além da saúde do animai, pois quanto maior a população de animais, maior a impossibilidade de cuidar de todos adequadamente. Outras consequências decorrentes do abandono também são evitadas ou diminuídas, tais como: a incidência de zoonoses; as situações de violência - por parte dos humanos e até de outros animais, e os acidentes de trânsito.

1 - Como é feita a castração? O animal sente dor?

Trata-se de uma cirurgia simples e indolor, que consiste na remoção do útero, trompas e ovários - na fêmea, e dos testículos - nos machos. Muitos cirurgiões veterinários já estão totalmente atualizados com as modernas práticas de cirurgias minimamente invasivas, as quais além de permitirem tempos operatórios curtos e de recuperação muito rápidos, diminuem o risco cirúrgico, a dor e o processo de cicatrização. Em torno de uma semana, o animal estará totalmente recuperado.

2 - Quais as vantagens da castração?

Além de evitar a superpopulação de animais e o consequente risco de abandono, a castração também propicia outras vantagens:

+ Diminui bastante o risco de contrairem doenças nas vias uterinas e vários tipos de câncer (mama, útero, próstata e testículos). Em vista disso, a sua expectativa de vida aumenta;

Além das doenças citadas anteriormente, a esterilização também evita o contágio de outras moléstias. Na fase reprodutiva, os animais ficam mais expostos pois costumam estar estressados; alimentam-se mal; têm contato íntimo com outros animais (inclusive trocando secreções) e podem entrar em disputas com outros animais, onde o contágio pode ocorrer através de mordidas, arranhões e traumas;

+ Na fêmea, elimina o cio (deixa de atrair os machos) e o sangramento. Dessa forma, evita a gravidez indesejada e a psicológica (pseudociese);

+ O macho castrado pode continuar a ter interesse pelas fêmeas, bem como copular (apesar de não haver mais fecundação), porém o interesse será menor e não haverá mais disputas por elas;

+ Diminui o hábito da demarcação de terrritório com a urina, que inclusive até perde o forte odor;

+ O animal tende a fica mais calmo, menos agressivo e ansioso, pois não sofrerá mais os efeitos da excitação sexual constante. Com isso, evitam-se as fugas, as brigas com outros animais e os latidos, uivos e miados excessivos.

É necessário ressaltar que a castração não é inteiramente responsável pelo comportamento dos bichos. Este depende de outros fatores, como a genética, a quantidade de hormônios e o ambiente em que eles vivem. A idade em que o procedimento é realizado também é um fator importante, pois se o animal for castrado um pouco mais velho, será mais difícil perder hábitos já consolidados.

3 - A partir de que idade posso levar gatos e cães para serem castrados?

A época ideal de castração dependerá da condição clínica do animal e da orientação veterinária, sendo recomendável que isso aconteça antes da maturidade sexual, de preferência, e não após.

O procedimento cirúrgico pode ser executado com segurança e sem efeitos colaterais (a não ser os usuais) já a partir de 6 semanas de vida. Animais que podem ser mantidos controlados, em residência onde se possa evitar cópulas indesejadas, recomenda-se aguardar até os 4 meses de idade; não por causa do procedimento, mas para aguardar a época do efeito máximo de efeito da imunização ou quando for conveniente não depender de supervisão para evitar procriação indesejada. Animais que não estiverem com o esquema de imunização completo podem ser vacinados no momento da cirurgia, sem maiores riscos; apenas eventualmente de haver uma menor resposta imunológica.

Mas é preciso considerar que todo caso é um novo caso e precisa ser avaliado individualmente, especificamente quanto à condição de saúde e criação.

4 - A fêmea não precisar ter, pelo menos, uma cria antes de ser castrada?

Não é necessário, pois ter crias não torna a fêmea mais saudável ou mais “feliz”. A ideia de “as fêmeas precisam se realizar como mães” é fruto de uma projeção da psicologia humana na vida dos animais. Quanto mais cedo for realizada a castração, menores as chances de desenvolver câncer de mama e doenças genitais.

Locais que realizam castração gratuitamente ou com baixo custo em SP

Na cidade de São Paulo, você pode castrar gratuitamente o seu animal doméstico no Centro de Controle de Zoonoses da Prefeitura de São Paulo - Programa Permanente de Controle Reprodutivo de Cães e Gatos.

O tutor do animal deverá se dirigir ao Centro de Controle de Zoonoses/CCZ, ou aos SUVIS – Supervisões de Vigilância em Saúde, (os endereços seguem abaixo) para retirar o Termo de Encaminhamento para a realização da cirurgia de esterilização em uma das clínicas veterinárias contratadas pela Prefeitura. O Termo é emitido mediante a apresentação de RG, CPF, comprovante de endereço atualizado do proprietário do animal e do comprovante de vacinação contra raiva, quando houver. Nesse momento também é feito o Registro Geral Animal/RGA gratuitamente. Não é necessário trazer o animal ao CCZ e às praças de atendimento;

São cadastrados, para castração, até 10 animais por tutor que, necessariamente, tem que ser domiciliado no Município de São Paulo. Após a retirada do Termo de Encaminhamento o proprietário fará contato telefônico com a clínica veterinária escolhida, dentre as contratadas pela Prefeitura, para agendamento da data da cirurgia, ocasião em que receberá todas as orientações referentes à cirurgia e a vacina contra raiva, se necessário, que também é gratuita.

As clínicas veterinárias contratadas estão localizadas na zona leste (Vila Matilde, Arthur Alvim, Vila Prudente, Sapopemba, São Mateus e Guaianases), oeste (Jaraguá), sul (Cidade Dutra e Parelheiros) e norte (Vila Maria, Vila Gustavo, Parada Inglesa e Imirim).

A castração gratuita também poderá ser realizada nos mutirões, que ocorrem mensalmente em várias regiões da cidade. Para obter informações sobre locais e datas, solicitamos contactar o Centro de Controle de Zoonoses no início de cada mês, pelo telefone (11) 3397-8900;

Endereços do CCZ e das SUVIS:

- Centro de Controle de Zoonoses (CCZ)

R. Santa Eulalia, 86, Carandiru

Telefone: (11) 3397-8955

E-mail: zoonoses@prefeitura.sp.gov.br

Horário de atendimento: de segunda-feira a sábado, das 8 às 18 horas

- SUVIS São Mateus

Avenida Ragueb Chohf, 1400 - Parque São Lourenço

Telefones: (11) 2013-1139 / 2013-2983

Fax: (11) 2013-1139

E-mail: uvissmzoonoses@prefeitura.sp.gov.br

-SUVIS Ermelino Matarazzo

Avenida São Miguel, 5977 - Ermelino Matarazzo

Telefones: (11) 2042-9700 / 2042-6018

Fax: (11) 2042-9700 ramal: 214

E-mail: suvisermelino@saúde.prefeitura.sp.gov.br

- SUVIS Freguesia do Ó/ Brasilândia

Rua Chico de Paula, 238 - Freguesia do Ó

Telefones: (11) 3935-4249 / 3935-1212 / 3931-1800

Fax: (11) 3935-4249 /3931-1800 / 3931-8811

E-mail: suvisfreguesia@prefeitura.sp.gov.br

- SUVIS Cidade Ademar/Santo Amaro

Rua Maria Cuofono Salzano, 185 - Jardim Santo Antoninho

Telefone: (11) 5565-1338

Fax: (11) 5679-8247 / 5677-8577

E-mail: suvissaca@gmail.com

- SUVIS Guaianases

Rua Hipólito de Camargo, 180 - Guaianases

Telefone: (11) 2553-2833 / 2552-6122

Fax: (11) 2553-2833

Email: suvisguaianases@prefeitura.sp.gov.br

- SUVIS Mooca/Aricanduva

Rua Juca Mendes, 179 - Vila Carrão

Telefone: (11) 2227-2143

Fax: (11) 2227-2147

E-mail: uvismoocaarican@prefeitura.sp.gov.br

- SUVIS Cidade Tiradentes

Rua Manoel Moscoso, 15 - Cidade Tiradentes

Telefones: (11) 2285-5011 / 2282-4166

Fax: (11) 2285-5011

E-mail: suvistiradentes@gmail.com

- SUVIS Butantã

Avenida Caxingui, 658/656 - Butantã

Telefones: (11) 3722-2198 / 3721-2227

Fax: (11) 3721-2227

E-mail: suvis.bt@gmail.com

- SUVIS Parelheiros

Rua Cristina Schunck Klein, 23 - Parelheiros

Telefones: (11) 5921-6910 / 5921-7980 / 5926-3797

Fax: (11) 5921-6910

E-mail: suvisparelheiros@gmail.com

Todas funcionam de segunda a sexta-feira, das 9 às 15 horas - exceto a SUVIS de Parelheiros, que atende das 10 às 15 horas.

Segundo informações do Governo do Estado de S.Paulo, As faculdades que contam com o curso de Medicina Veterinária são obrigadas a oferecer atendimento veterinário, realizado pelos alunos e coordenado por professores. É preciso verificar se estes serviços abrangem, também, a castração. O atendimento é, muitas vezes, gratuito (no caso de universidades públicas) ou passíveis de custos, mas abaixo do que é cobrado em clínicas particulares (no caso de faculdades particulares).

No site do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo é possível obter endereços e contatos de universidades que oferecem o curso de Veterinária. A busca é feita por cidades.

A castração é sempre uma excelente medida. Um ato de carinho e amor.

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)