Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Surto de cinomose já matou mais de 1,5 mil cães em Oiapoque (AP)

    Um aumento nos casos de cinomose provocou a morte de pelo menos 1,5 mil cães nos últimos 40 dias na cidade de Oiapoque, a 590 quilômetros de Macapá. As informações são do médico veterinário Arnaldo Ballarini, pesquisador da Universidade Federal do Amapá (Unifap).

    A doença, que não atinge o homem, é fatal para os animais. O vírus teria vitimado pelo menos 50% da população canina da cidade, de acordo com o médico. Uma campanha de vacinação foi iniciada em Oiapoque com vacinas importadas dos Estados Unidos para reduzir os índices.

    “Nunca tinha visto nos meus 40 anos de profissão, uma mortandade tão grande de cães como estou vendo aqui em Oiapoque. Estamos passando por uma epidemia muito grande de cinomose e pegou praticamente todos os bairros”, completa Ballarini, que ainda apura a origem do vírus que transmite a doença na cidade. A vacinação é a principal forma de evitar os casos.

    Após o animal estar contaminado é necessário o uso de medicamentos para controlar os sintomas da infecção, que incluem vômito, diarreia, emagrecimento, falta de apetite e desânimo. O período de chuvas na cidade e a concentração de muitos animais em um mesmo local pode ter sido uma das causas da proliferação rápida da cinomose.

    A doença tem atingido tanto os cães adotados quanto os animais abandonados. Cães com cinomose também foram encontrados em distritos de Oiapoque, como em Vila Vitória.

    Fonte: G1

    Comments

    comments

    • Sobre o autorO Maior Portal de Notícias sobre Animais do Mundo
    • Publicações34133
    • Seguidores576
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações356
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/surto-de-cinomose-ja-matou-mais-de-15-mil-caes-em-oiapoque-ap/419042439

    1 Comentário

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)