Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Projeto institui Política Municipal de Controle Populacional de Animais Domésticos

    Está em tramitação, na Câmara Municipal de Porto Alegre (RS), o projeto de lei complementar do Legislativo Nº 014/15, de autoria da vereadora Lourdes Sprenger (PMDB) que visa a instituir a Política Municipal de Controle Populacional de Animais Domésticos (Pmcpad). De acordo com a proponente, o número de animais abandonados nas ruas cresce dia a dia, passando a viver como animais comunitários, procriando descontroladamente e sofrendo abusos e maus-tratos. “É relevante a constatação de que, a partir de decisões do Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul (TJ/RS), começa a ser formada uma convicção de que realmente cabe aos municípios elaborar políticas públicas relativas a animais domésticos, principalmente àqueles que estejam em situação de risco ou abandonados nas ruas”, afirmou a parlamentar.

    “As protetoras, que tentam conter tais situações, estão com suas casas de passagem e seus lares temporários superlotados, assim como o próprio canil municipal. É notório que, enquanto o número de cães e gatos para adoção cresce em escala geométrica, o número de pessoas interessadas em adotar animais domésticos aumenta em níveis aritméticos, pois a expectativa de vida de animais domiciliados também vem aumentando”, defendeu Lourdes.

    Para a vereadora, embora Porto Alegre tenha uma legislação pioneira e relevante na defesa e na proteção dos animais, consolidada com a Lei Complementar nº 694, de 21 de maio de 2012, alterada pela Lei Complementar nº 776, de 23 de outubro de 2015, ainda existe uma lacuna no que se refere a uma política municipal para controle populacional de animais domésticos.

    “A Segunda Câmara Cível do TJ-RS, por unanimidade manteve a sentença, determinando que o Município elabore um programa que contemple medidas imediatas de controle de reprodução de animais domésticos para a população de baixa renda e apresente projeto de criação de um Centro de Acolhida e Tratamento de Animais Domésticos em situação de risco, com a previsão do número de cães a serem acolhidos, como os animais serão alimentados, tratados, identificados e esterilizados, a fim de serem destinados à adoção”, concluiu Lourdes.

    Fonte: Câmara POA

    • Sobre o autorO Maior Portal de Notícias sobre Animais do Mundo
    • Publicações34133
    • Seguidores576
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações36
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/projeto-institui-politica-municipal-de-controle-populacional-de-animais-domesticos/413763772

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)