Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Centenas de leopardos das neves são caçados todos os anos

    O comércio internacional de leopardos das neves é proibido desde 1975, mas a restrição não foi capaz de frear a matança deste belo e raro animal. De acordo com relatório divulgado pela ONG TRAFFIC, existem apenas cerca de 4 mil indivíduos vivos da espécie, mas esse número vem caindo rapidamente. Desde 2008, entre 221 e 450 leopardos das neves foram mortos anualmente e a população total foi reduzida em um quinto nos últimos 16 anos.

    “A análise confirma a escala assustadora da caça ilegal dos leopardos das neves”, disse James Compton, diretor da TRAFFIC.

    A espécie é visada pela sua pele, que chega a custar US$ 10 mil no mercado ilegal, mas essa não é a principal motivação para a caça. Segundo o relatório, metade dos animais foram mortos em retaliação de fazendeiros, que tiveram suas criações atacadas pelo felino. Cerca de 20% morrem em armadilhas armadas para outras espécies.

    Apenas 21% são caçados especificamente para o comércio ilegal. Entretanto, o relatório descobriu que mais da metade das mortes por retaliação ou pelas armadilhas resultam em tentativas oportunistas de venda das carcaças.

    O combate à caça é o principal objetivo do Programa Global de Proteção ao Ecossistema do Leopardo das Neves, que reúne todos os 12 países habitados pela espécie, incluindo parceiros governamentais e não-governamentais.

    Fonte: O Globo

    • Sobre o autorO Maior Portal de Notícias sobre Animais do Mundo
    • Publicações34133
    • Seguidores576
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações9
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/centenas-de-leopardos-das-neves-sao-cacados-todos-os-anos/397912938

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)