Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
23 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Deputado Feliciano cria Comissão Capivara Viva

    Divulgação

    O Deputado Estadual Feliciano Filho (PEN-SP) promoveu na noite desta quarta-feira, 25, na Assembleia Legislativa do estado de SP (ALESP), a Audiência Pública “Febre Maculosa: Matar Capivaras resolve?”, com o intuito de trazer luz a esta grande polêmica que é a eliminação das capivaras por conta da febre maculosa.

    “O evento foi um sucesso,” afirmou Feliciano, “pois a maioria esmagadora dos técnicos altamente qualificados, especializados em febre maculosa e manejo de capivaras, foi radicalmente contra o posicionamento dos técnicos da SUCEN, que subsidiaram a autorização dada pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente (SEMA) para a matança das capivaras em Campinas.”

    O Prof. Dr. Tarcísio Rego de Paula, da faculdade de Medicina Veterinária da Universidade Federal de Viçosa (MG), um dos maiores especialistas em manejo e controle populacional de capivaras do país, e o biólogo Sérgio Greif, membro da Comissão Antivivisseccionista da ALESP, foram ambos enfáticos em afirmar que nem matar, nem retirar as capivaras revolve o problema da febre maculosa. Dr. Tarcísio trouxe um ponto importante: as capivaras, uma vez infectadas, ficam doentes por 7 a 12 dias – mas depois se curam sozinhas e ficam imunes à doença, não atuando mais como vetores de transmissão da febre. “Retirar animais não só não resolve, como piora a situação, pois animais novos chegarão ao local e esses animais não estarão imunes e se infectariam, ampliando a epidemia,” enfatizou. “Além disso,” completou Sérgio Greif, “retirar capivaras de um ambiente, só faz com que o carrapato procure outro animal para sobreviver.” A experiência de Viçosa na esterilização e aplicação de produtos para matar carrapatos nas capivaras foi muito bem sucedida e tem servido de exemplo.

    O Dr. Paulo Anselmo, diretor do Departamento de Proteção e Defesa Animal da Prefeitura de Campinas, lembrou que historicamente sempre se optou pela matança de animais, mas nenhuma zoonose foi controlada até hoje dessa forma. E a Dra. Ingrid Menz, médica e presidente do Conselho Municipal de Proteção e Defesa dos Animais de Campinas, fez uma provocação que já passava pela mente de vários dos presentes: “Se a capivara, uma vez infectada, fica imune ao vírus, por que não se vacinar as capivaras, com uma versão inócua do vírus, imunizando todas e acabando de vez com a epidemia?” Foi muito aplaudida.

    Também muito aplaudido foi o promotor de Justiça Dr. Carlos Henrique Prestes Camargo ao afirmar que “o GECAP (grupo de combate aos crimes de maus-tratos a animais do Ministério Público) é contra essa matança e, diante do que foi exposto aqui hoje, pode até vir a caracterizar esse tipo de abate e de autorização para o abate como crime ambiental”.

    “Os dois objetivos principais da Audiência Pública foram alcançados”, celebrou Feliciano:

    1) Mostrar que a SEMA se precipitou em dar autorização para a chacina das capivaras do Alphaville de Campinas seguindo apenas a opinião equivocada da SUCEN, sem antes conhecer trabalhos consagrados;

    2) Criar um grupo de trabalho, a Comissão Capivara Viva, para buscarmos soluções técnicas definitivas a fim de diminuir o risco de contaminação da febre maculosa sem a matança de capivaras.

    A comissão se reunirá já na próxima quarta-feira, dia 2, às 17h, na ALESP.

    • Sobre o autorO Maior Portal de Notícias sobre Animais do Mundo
    • Publicações34133
    • Seguidores576
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações268
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/deputado-feliciano-cria-comissao-capivara-viva/261584842

    Informações relacionadas

    Manejo não letal de capivaras

    Parlamentar forma Comissão Capivara Viva

    Carta Forense
    Notíciashá 13 anos

    Justiça autoriza abate de capivaras

    Tribunal de Justiça de São Paulo
    Notíciashá 13 anos

    Campinas poderá abater capivaras para evitar risco à saúde pública

    Espaço Vital
    Notíciashá 13 anos

    Abatam-se as capivaras!

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)