Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
24 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Conheça Emily, a vaca que fugiu do matadouro e ficou famosa ao redor do mundo

    (da Redação)

    Foto: Meg Randa/Middlesex News

    O dia 14 de novembro de 1995 certamente foi marcante para a vaca Emily, do Massachussets, segundo reportagem do Atlas Obscura.

    Ela deve ter comido seu café-da-manha, como todos os dias, antes de matar tempo mugindo baixinho na companhia de outras vacas. Mas, quando foi colocada num caminhão apertado, junto a outras de sua espécie, ela deve ter percebido que havia algo errado. Logo, estava num frio e inóspito matadouro, entre os pobres animais que seriam brutalmente assassinados naquele dia.

    Enquanto os funcionários do matadouro fizeram uma pausa para o almoço, a corajosa vaca tomou uma atitude surpreendente, dados seus 725kg: Emily saltou por cima do portão de 1,5m, que a aprisionava na fila para ser assassinada, e fugiu em disparada rumo à liberdade.

    Foto: Meg Randa/Middlesex News

    Surpresos, os funcionários do matadouro tentaram persegui-la, sem sucesso. “Essa é uma das vacas mais rápidas que já vi,” contou um dos funcionários à imprensa. Antes que pudessem fazer alguma coisa, a vaca Emily já havia fugido, prejudicando o matadouro em cerca de 500 dólares de carne de hambúrguer, e recebendo uma inestimável nova chance de viver.

    A jornada de Emily viria a reunir pessoas de todas as fés, culturas e continentes, mas, antes, ela tinha de sobreviver ao rigoroso inverno do estado norte-americano do Massachussets, algo extremamente difícil, em especial para um animal acostumado ao ritmo maçante da vida numa fazenda de criação. Obstinada, a vaca resistiu durante semanas às tentativas de recapturá-la, de parte do matadouro e da polícia local (a qual, depois de algum tempo, recebeu a orientação de matá-la assim que fosse avistada).

    Foto: Meg Randa/Middlesex News

    Ela deu conta de encontrar os 18kg diários de comida necessários para se manter aquecida durante as noites de inverno, vivendo do feno fornecido por moradores locais preocupados com sua situação, e também pela solidária fazenda Elmwood, que normalmente produz comida para pessoas em situação de necessidade, mas louvavelmente decidiu não discriminar com base na espécie. Os moradores da região, que acompanhavam a vaca, contam que ela aprendeu técnicas de sobrevivência com os veados locais.

    Logo, a vaca Emily virou notícia na imprensa do condado de Middlesex, com sua história de obstinação e sobrevivência. Ela surpreendia os habitantes da região com visitas sutis aos seus quintais, conquistando a simpatia das pessoas.

    Foto: Meg Randa/Middlesex News

    Quando ficou sabendo do caso, Meg Randa, habitante da região, sabia que tinha de ajudar o animal de alguma forma. Ela e sua família haviam aderido ao vegetarianismo havia pouco, e a história de Emily os impactou bastante. Randa e seu marido Lewis, ativistas pelos direitos humanos já de longa data, foram até o matadouro e pediram para “comprar” a vaca fugitiva por um dólar. Randa conta que o estabelecimento parecia querer se livrar do “encargo”, então aceitou a proposta dos Randa, que decidiram batizar o animal de Emily.

    Nessa altura, vários vilarejos do condado de Middlesex já estavam mobilizados à procura da vaca. O inverno ficava cada dia mais rigoroso, diminuindo suas chances de sobrevivência. Procuravam o animal com cães farejadores, levando repórteres locais e muitos ouros apetrechos que certamente serviram para afastar Emily, ao invés de atraí-la. Um dia, Meg Randa decidiu ir sozinha em busca da vaca, equipada apenas com feno e água quente. Logo, estava caraacara com a célebre Emily.

    Foto: Meg Randa/Middlesex News

    “Do nada, ela estava na minha frente,” conta Randa, que não conseguiria transportar o pesado animal sozinha, então, conduziu-o a uma clareira usando maços de feno. Precisou de alguns dias para convencer Emily a se deixar alojar num trailer, que continha mais feno, além de cobertores, e pôde então levar o animal para viver no terreno da ONG conduzida pela família Randa.

    Com sua história de tenacidade e resistência, Emily sensibilizou muitas pessoas para a crueldade envolvida no consumo de carne. Sua fama chegou a lugares distantes, e a vaca Emily é muito admirada na Índia, atraindo peregrinos de várias partes do mundo, que iam visitá-la na fazenda da entidade, frequentemente levando oferendas em reverência à corajosa vaca.

    Foto: Daderot/WikiCommons CC0 1.0

    Emily faleceu de leucemia bovina no ano de 2003, e a ONG que cuidava dela decidiu celebrá-la com uma réplica em tamanho real do animal. A estátua atrai visitantes até hoje, e a vaca Emily ainda é lembrada e festejada na Índia, o que é bastante digno para uma vaca com uma história tão inspiradora e singular.

    • Sobre o autorO Maior Portal de Notícias sobre Animais do Mundo
    • Publicações34133
    • Seguidores576
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações828
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/conheca-emily-a-vaca-que-fugiu-do-matadouro-e-ficou-famosa-ao-redor-do-mundo/213293896

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)