Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    PL regulamenta guarda de animais em casos de separação ou divórcio

    Foto: Divulgação

    Está em análise na Câmara dos Deputados proposta que regulamenta a guarda de animais em casos de separação judicial ou divórcio litigioso.

    O projeto de lei (PL 1365/2015) do deputado Ricardo Tripoli (SP) garante que a guarda se estabeleça em razão do vínculo afetivo criado entre uma das partes em litígio e o animal, e das condições de bem exercer a guarda responsável.

    “Os animais não podem ser mais tratados como objetos em caso de separação conjugal, na medida em que são tutelados pelo Estado. Devem ser estipulados critérios objetivos em que se deve fundamentar o Juiz ao decidir sobre a guarda”, argumenta o parlamentar.

    Na avaliação de Tripoli, a afetividade é um componente essencial na discussão sobre o bem-estar do animal. “Quando existe uma separação litigiosa, há o componente da afetividade para que o animal fique com um ou com outro. O ideal seria a visitação compartilhada, onde pudessem os dois ter a posse do animal. A posse responsável é fundamental, mas a afetividade também”.

    O tucano esclarece que as regras relativas à guarda do animal se aplicam nos casos de dissolução litigiosa da união estável tanto hétero quanto homoafetiva. Ele lembrou que há atualmente no País um animal para cada três pessoas, o que mostra a importância de regulamentar a questão.

    O projeto tramita em caráter conclusivo e será votado pelas comissões de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

    Fonte: PSDB

    • Sobre o autorO Maior Portal de Notícias sobre Animais do Mundo
    • Publicações34133
    • Seguidores576
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações436
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/pl-regulamenta-guarda-de-animais-em-casos-de-separacao-ou-divorcio/192212723

    Informações relacionadas

    Bruna Magalhães da Silva Leão, Estudante de Direito
    Artigoshá 6 anos

    Guarda compartilhada de Animais: Possibilidades e Limites no ordenamento jurídico Brasileiro Frente à Ausência Normativa

    Editora Revista dos Tribunais
    Doutrinahá 3 anos

    Livro Complementar. Das Disposições Finais e Transitórias

    Petição Inicial - TJSP - Ação de Extinção de Sociedade, Cc. Prestação de Contas e Indenizatória, com Pedido de Tutela de Urgência - Procedimento Comum Cível

    Luah Debus, Advogado
    Artigoshá 4 anos

    Disputa de guarda de animais de estimação em sede de dissolução do vínculo conjugal

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)