Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
27 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Nova Zelândia reconhece os animais como seres sencientes

    Foto: Divulgação

    A Nova Zelândia acaba de dar um enorme passo em direção ao bem-estar animal, reconhecendo-os legalmente como seres sencientes.

    A nova lei estabelece oficialmente que os animais, assim como os seres humanos, são criaturas capazes de perceber e sentir coisas.

    “Dizer que os animais são sensíveis, significa afirmar explicitamente que podem viver emoções sejam positivas que negativas, como dor e angústia”, disse Virginia Williams, do Animal Ethics Advisory. “Este importantíssimo reconhecimento marca um outro passo na luta pelo bem-estar animal”.

    A lei, explica Animal Equality , proíbe a utilização de animais para testar produtos cosméticos e também fornece um sistema de classificação de punições mais ou menos grave, dando aos inspetores que monitoram o bem-estar animal, a oportunidade de apresentar relatórios de conformidade ou não com a lei.

    “Que os animais têm emoções semelhantes às nossas, vemos todos os dias. Eles vivem a ansiedade da separação e demonstram sofrimento. E esse é um sentimento quase humano. A mesma coisa acontece quando vemos animais mal tratados. Eles sofrem muito…o que pode ser visto em seus olhos. É realmente muito triste”, acrescentou a diretora do Nelson SPCA – o ente de proteção animal neozelandesa.

    A lei é uma ferramenta que proporciona uma maior clareza, transparência e uma melhor aplicabilidade das leis para o bem-estar animal. E é apenas um dos últimos atos em favor dos animais naquele país que, em 2012 se juntou à Austrália contra a caça às baleias.

    “A percepção do bem-estar animal está mudando rapidamente e muitas práticas antes consideradas normais, fossem para os animais de estimação fossem para os de criação para abate, já não são mais aceitáveis ou toleradas.

    A lei está em consonância com a mudança de atitude da nossa nação sobre o estado dos animais na sociedade”, disse o presidente da Associação de Veterinários da Nova Zelândia, Dr. Steve Merchant.

    Fonte: GreenMe

    • Sobre o autorO Maior Portal de Notícias sobre Animais do Mundo
    • Publicações34133
    • Seguidores576
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações2161
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/nova-zelandia-reconhece-os-animais-como-seres-sencientes/188942562

    Informações relacionadas

    Natalie Madureira, Advogado
    Artigoshá 3 anos

    Animais como Sujeitos de Direito

    Em decisão histórica França altera Código Civil e reconhece animais como seres sencientes

    Roberto F. de Macedo , Advogado
    Notíciashá 8 anos

    Nova Zelândia também reconhece os animais como seres sencientes

    TJ-SP reconhece capacidade postulatória do nascituro e condena humorista Rafinha Bastos

    Daniela Cabral Coelho, Advogado
    Artigoshá 4 anos

    Capacidade processual

    1 Comentário

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

    Chegará o tempo em que o homem conhecerá o íntimo de um animal e nesse dia todo crime contra um animal será um crime contra a humanidade.
    Leonardo da Vinci continuar lendo