Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Abril de 2024

Por trás das câmeras: conheça aterrorizantes casos de abusos e maus-tratos a animais

Por trs das cmeras conhea aterrorizantes casos de abusos e maus-tratos a animais

Por Loren Claire Boppré Canales (da Redação)

Junto com os horríveis casos de abuso animal perpetuados pela indústria cosmética e farmacêutica, o cinema e a televisão também são responsáveis por utilizar animais em seus shows e eventos publicitários.

Estes pobres animais além de serem privados de sua liberdade, também sofrem graves abusos, sendo obrigados a atuar durante muitas horas, coagidos violentamente para que cumpram com as exigências do roteiro.

Os chimpanzés, por exemplo, são um dos animais mais utilizados e maltratados da indústria cinematográfica. A primatóloga Sarah Baeckler deu ao site La Voz del Muro o seu aterrorizante testemunho.

Por trás das câmeras

“Meu nome é Sarah Baeckler, e durante um pouco mais de um ano – desde junho de 2002 até julho de 2003 – trabalhei como voluntária no Amazing Animal Actors, um centro de treinamento que disponibiliza animais para a indústria do cinema e da televisão.”

Assim começa o aterrorizante relato narrado por Sarah, uma primatóloga que começou a trabalhar em uma das maiores empresas estadunidenses de chimpanzés para o mundo do espetáculo, lugar onde testemunhou inúmeros abusos e maus-tratos.

Sarah sabe bem do que fala. É licenciada em comportamento de primatas e antropologia, realizou um mestrado em Primatologia cuja tese se centrou no estudo das interações entre os chimpanzés e seus cuidadores. Além disso, conta com uma grande experiência, tendo trabalhado durante cinco anos com chimpanzés que viviam em cativeiro em zoológicos e santuários.

“Felizmente tenho sólidos conhecimentos científicos tanto do comportamento desses animais como de suas relações com os humanos. Quando há algo de anormal em um chimpanzé, posso detectar rapidamente, inclusive se for algo que um observador inexperiente não perceberia. E desde o primeiro momento que cheguei à Amazing Animal Actors soube que muitas coisas estavam ruins”.

Amazing Animal Actors

As instalações da Amazing Animal Actors estão localizadas ao norte de Malibú, na Califórnia, e abrigam vários animais selvagens, incluindo cinco chimpanzés, um tigre de Bengala, um falcão e um leão.

Os chimpanzés estão divididos em dois grupos, jovens menores de três anos e os adultos. Ambos os grupos são mantidos em cativeiro em jaulas de menos de três metros de largura por dois metros de altura.

Para treinar os chimpanzés, a empresa não utiliza nenhum sistema de recompensas ou medidas educacionais, sua única ferramenta é o abuso indiscriminado.

“Os treinadores abusam destes animais por várias razões e muito frequentemente também por nenhuma em especial. Se os chimpanzés tentam escapar do treinador, levam uma surra. Se mordem alguém, também apanham. Às vezes eles são espancados sem ter motivo algum e por coisas que estão além de seu controle”.

“Assim que cheguei ao centro me explicaram as técnicas de adestramento, ‘é preciso bater, bastante forte, para que entendam que não é brincadeira, mas não tão forte a ponto de causar danos permanentes’. Também escutei o diretor dizer: ‘Dê chutes na cara deles o mais forte que você puder. Não vai machucar’. E em um dos meus primeiros dias um treinador me deu um martelo e me disse: ‘Se tiver que bater neles, utilize isto’.”

O primeiro a fazer é “Romper a Alma”

Como qualquer animal, os chimpanzés jovens são curiosos, brincalhões e enérgicos, qualidades que não ajudam em seu treinamento.

Por esse motivo, com o objetivo de manipular suas vontades, os chimpanzés do mundo do espetáculo são submetidos a uma prática denominada “Rompimento da Alma”. Que não é mais do que maltratar o animal para que ele desaprenda como se comportar como um chimpanzé. Graças aos espancamentos dados durante um dia inteiro, o medo se converte em uma poderosa ferramenta de controle.

“Assim que cheguei conheci a jovem chimpanzé Tea, de caráter independente, que aguardava treinamento. Eu não havia passado nem um dia na empresa, quando um cuidador me disse que ele e outros colegas haviam tido uma longa batalha com a chimpanzé durante um dia inteiro. Quando dias depois voltei a ver a chimpanzé Tea, fiquei em choque. A sua sobrancelha esquerda havia sido raspada para dar lugar a uma enorme ferida com pontos de sutura. Com toda a certeza ela havia sido brutalmente espancada e em seus olhos não havia nenhum sinal de existência do seu espírito independente. Era tão diferente que me fez pensar no ator Jack Nicholson no filme Um estranho no ninho”.

Quando a idade não é uma virtude

Os dois chimpanzés mais velhos que trabalham para a Amazing Animal Actors, têm já quatro e seis anos. Estão completamente desenvolvidos, são maiores e mais fortes, e só por isso recebem os piores espancamentos de todo o centro.

Sarah disse ter presenciado incríveis abusos contra os chimpanzés jovens, mas o que ela conta sobre os adultos é aterrorizante.

Para conseguir que o chimpanzé se deitasse, o diretor pegou o animal pelo lábio inferior e o jogou para frente, empurrando com força para baixo para que ele ficasse de costas para o chão.

“Fiquei horrorizada quando um dia, enquanto desfazia a mala que haviam levado para a gravação de um anúncio, encontrei um bastão elétrico”.

De portas fechadas

Maus-tratos aos animal é crime, mas infelizmente os animais não podem se defender sozinhos e nem denunciar seus cuidadores, razões pelas quais estas práticas não têm voz e são realizadas de portas fechadas.

Nenhuma empresa, produtora ou diretor de cinema, audita ou controla as empresas de animais, eles só se procupam em produzir os filmes ou anúncios o mais rápido possível, com o menor custo e sem incidentes.

É muita ingenuidade pensar que os filmes ou anúncios com animais são gravados utilizando a técnica do reforço positivo, depois de várias horas de filmagem.

Os animais não obedecem por amor, mas sim por medo. Os cuidadores não os querem porque sentem carinho por eles, mas porque são sua fonte de renda. E só são úteis enquanto houver lucro.

A crua realidade é que os animais não podem deixar de ser animais, aprender a trabalhar como humanos, executar comportamentos complicados e repetir os mesmos truques repetidamente, se não for através da violência, e a única maneira de mudar esta realidade é fazendo com que os espectadores deixem de consumir os produtos e filmes que utilizem animais. Só assim, serão novamente chimpanzés e voltarão a recuperar suas almas.

  • Sobre o autorO Maior Portal de Notícias sobre Animais do Mundo
  • Publicações34133
  • Seguidores576
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações916
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/por-tras-das-cameras-conheca-aterrorizantes-casos-de-abusos-e-maus-tratos-a-animais/183786939

Informações relacionadas

Notícias Comunicação, Administrador
Notíciashá 2 anos

OAB quer fim das publicações de sexo com animais nas Redes.

Carolina Salles, Advogado
Notíciashá 9 anos

Sexo com animais é negócio em Espanha

Relembre outros casos de maus-tratos a animais que aconteceram no país

3 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

meu Deus...que horror, bater com martelo, putz!eu bateria no treinador com o martelo. continuar lendo

Deveria ser proibido espetáculo circense , bem como a produção cinematográfica com animais. Diante de tanta crueldade com os animais, adestrar não é bater. Adestrar é mostrar carinho pelo animal. Monty Robert, ensina em seu livro o homem que ouvia cavalos, a maneira como se adestra um animal. Todos nós somos parte da natureza. Infelizmente, o ser humano pensa, que ele é distinto , por ser pensante, que tudo gira em volta dele. A Natureza não dar saltos. Porém é regida pela lei da física. Oque fazermos de bom ou ruim teremos resposta, como a Lei da física de Newton. AÇÃO E REAÇÃO. A resposta que hoje temos da natureza é consequência dos atos humanos que fizemos no passado. Façamos o bem sem olhar aquém ! Sejamos , a nós humano, os animais e aos vegetais, ar e água. Respeitemos a Natureza. Façamos de hoje, um lugar diferente e feliz para nossos filhos e netos viver no futuro. continuar lendo

A principal lei que protege os animais é a Lei Federal 9.605/98, conhecida como Lei dos Crimes Ambientais:

Art. 32 - Praticar ato de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos.

A pena será de 3 meses a 1 ano de prisão e multa, aumentada de 1/6 a 1/3 se ocorrer a morte do animal.

Além dela, o Decreto-Lei nº 24.645/34 dá proteção legal aos animais desde os tempos de Getúlio Vargas.

E a Constituição Federal de 1988 diz, em seu artigo 225, parágrafo 1º, que cabe ao poder público:

VI - promover a educação ambiental em todos os níveis de ensino e a conscientização pública para a preservação do meio ambiente;

VII - proteger a fauna e a flora, vedadas, na forma da lei, as práticas que coloquem em risco sua função ecológica, provoquem a extinção de espécies ou submetam os animais a crueldade.

O que são maus-tratos

• Abandonar, espancar e envenenar;
• Não dar água e comida diariamente;
• Manter preso em corrente, em local sujo ou pequeno demais para que o animal possa andar ou correr;
• Deixar sem ventilação ou luz solar;
• Negar assistência veterinária ao animal doente ou ferido;
• Obrigar a trabalho excessivo ou superior a sua força;
• Capturar animais silvestres;
• Promover violência como rinhas de galo, farra-do-boi, etc.

Como denunciar

Obtenha o maior numéro de informações possíveis para identificar o agressor: nome completo, profissão, endereço residencial ou do trabalho. Sem saber quem ele é nada se pode fazer. Em caso de atropelamento ou abandono, anote a placa do carro para identificação no Detran.

Chame a polícia: eles virão até o local do crime e farão um “Termo Circustanciado” (T.C.), que é um registro feito no local do crime. Peça cópia ou nº desse documento.

Ou registre a ocorrência: com as informações de identificação, vá à delegacia mais próxima para registrar o fato. Será feito o Boletim de Ocorrência (B.O.). Peça uma cópia.

Acompanhe o processo: guarde a cópia do B.O. ou T.C. com você. A autoridade policial enviará uma cópia destes documentos para o Juizado Especial Criminal para que o acusado seja processado. Se você não puder acompanhar o andamento do processo, peça ajuda a uma instituição de proteção animal, fornecendo-lhes cópia do B.O. ou do T.C. Algumas entidades possuem advogados para garantir que o acusado seja processado e, se for o caso, punido.

Saiba que, infelizmente, esse crime é considerado de menor gravidade pela Justiça. Mas é muito importante processar o infrator, para que ele passe a ter maus antecedentes junto à Justiça. Com isso, ele poderá perder benefícios de ser julgado novamente pelo Juizado Especial.

Matratar animais é crime. Denunciar é proteger o animal e sua família

Se você tomar conhecimento de maus-tratos a animais, DENUNCIE! Estudos mostram que a violência contra animais funciona como um “primeiro degrau” para futuras violências contra humanos. Quase todos os assassinos em série (serial killers) têm em sua história a prática de maus-tratos a animais.

Segundo pesquisas, a violência cometida contra animais quando feita ou mesmo assistida por crianças tem consequências psicológicas trágicas, marcando-as por toda a vida.

LUH Tcnologo em Gest. Ambiental continuar lendo