Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
24 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Universidade oferta atendimento gratuito a animais domésticos e silvestres

    (Foto: Divulgação)

    Com a finalidade de contribuir com a saúde animal, visando melhorar as relações de sanidade e de saúde entre animais e seres humanos, o curso de Medicina Veterinária da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Realeza está desenvolvendo a 2ª edição do programa de extensão que oferta atendimento gratuito a animais domésticos e silvestres. O programa prevê a realização de procedimentos clínicos, cirúrgicos e diagnósticos.

    No ano anterior, mais de 900 animais domésticos e silvestres foram atendidos na Unidade de Medicina Veterinária (UMV), sendo realizadas mais de 300 cirurgias e 500 exames laboratoriais. Os atendimentos e procedimentos cirúrgicos são realizados pelos acadêmicos do curso de Medicina Veterinária, sempre acompanhados por professores e médicos veterinários (técnicos-administrativos em educação).

    Os atendimentos não se restringem ao município de Realeza, também são encaminhados para atendimento animais de cidades vizinhas, como Cascavel, Francisco Beltrão, Capitão Leônidas Marques, Planalto, Santo Antônio do Iguaçu, Pato Branco, Pérola do Oeste, Ámpere, Marmeleiro e Barracão, no estado do Paraná. Ainda Dionísio Cerqueira e Palma Sola, no estado de Santa Catarina.

    O coordenador do programa, professor Gentil Ferreira Gonçalves, argumenta que a continuidade do programa é importante devido à abrangência e aos cuidados com a saúde pública. “Com essa abrangência, pensou-se em manter o programa, afinal pode-se ofertar atendimento sem custo à população e a órgãos governamentais, como a Polícia Ambiental, no que se refere aos animais silvestres. Neste ano, vamos oferecer serviços de diagnóstico por imagem, exames patológicos, entre outros. O cuidado com os animais está ligado às questões de saúde pública, que também é área de atuação do médico veterinário”, ressalta.

    O Programa “Atendimento clínico, cirúrgico e laboratorial aos animais de Realeza e região” integra quatro projetos de extensão na modalidade de prestação de serviços, sendo interdependentes e realizados em paralelo. Pelos projetos estão previstos serviços de clínica médica de animais domésticos e silvestres, através do serviço de saúde única, serviço de clínica cirúrgica e imaginologia veterinária, serviço de anestesiologia veterinária, serviço de diagnóstico anatomopatológico, citopatológico, hematológico e bioquímico em animais.

    Para que seu animal seja atendido gratuitamente pelo programa, basta ligar para (46) 3543-8347 e agendar uma consulta. O responsável pelo animal deve apresentar RG e CPF para o preenchimento da ficha de atendimento.

    Fonte: UFFS

    • Sobre o autorO Maior Portal de Notícias sobre Animais do Mundo
    • Publicações34133
    • Seguidores576
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações43
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/universidade-oferta-atendimento-gratuito-a-animais-domesticos-e-silvestres/183776529

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)