Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Aos 18 anos morre Taco, Urso Polar do Zoológico no Chile

    Por Marli Delucca (da Redação)

    O urso Taco vivia aprisionado em Zoológico no Chile

    As péssimas condições de vida do urso polar Taco já foi motivo de protesto por grupos ambientalistas em dezembro de 2014. O pedido para que o animal fosse transferido para viver em um santuário no Canadá chegou a mais de 55.000 assinaturas. No entanto as ‘autoridades’ diziam que o urso polar estava bem, e que iriam melhorar o recinto do animal ou que ele seria transferido para outro zoológico.

    Mas na sexta-feira pela manhã, Taco morreu. O zoológico de Santiago do Chile, emitiu uma nota que diz:

    “O animal nasceu em 10 de dezembro de 1996, no jardim zoológico em Roterdã, na Holanda e veio ao Chile doado por uma colaboração entre jardins zoológicos. Como será explicado, a necropsia foi iniciada para estabelecer a causa da morte de Taco que conseguiu viver 18 anos.”

    Aos 3 anos de idade Taco foi retirado dos braços de sua mãe, e enviado a América do Sul para um suposto “programa de colaboração entre zoos”.

    O meio-irmão de Taco, o urso polar Winner que também foi do zoo holandês para o Chile, foi posteriormente transferido para o zoo argentino, onde exatamente na noite de natal de 2012, morreu aos 16 anos de idade. Após os anos de cativeiro do Zoo de Buenos Aires, o barulho dos fogos de artificio aliado às altas temperaturas da cidade de Buenos Aires, causaram uma hipertermia no animal.

    Na época da morte do urso polar Winner, o diretor do Zoo de Santiago do Chile, fez questão de destacar que Taco vivia em melhores condições do que seu meio-irmão. No entanto ambos os recintos ursos polares eram similares. Ambos tinham piscinas e ar-condicionado.

    E como de ‘praxe’ também informaram que ambos os ursos polares vieram “doados”, do zoo de Roterdã, e que eram de uma geração de ursos nascidos em cativeiros e que foi feito um acordo com o Zoo de Buenos Aires para reproduzir a espécie na América do Sul.

    Coincidentemente na mesma semana, outros dois ursos polares foram trazidos da Rússia, para começarem sua vida de exibições no Brasil.

    Aurora e Peregrino, foram os nomes dados aos ursos polares de 3 e 4 anos, que conforme divulgado para a imprensa não precisaram ser sedados para viajar da Rússia para São Paulo, “vieram a bordo de um avião de carga em compartimentos separados e climatizados”, exatamente o que poderia ser feito para transferir Arturo – o urso polar mais triste do mundo, para o Santuário no Canadá. Aos 29 anos de idade, o urso polar segue sofrendo no deserto da Argentina.

    • Sobre o autorO Maior Portal de Notícias sobre Animais do Mundo
    • Publicações34133
    • Seguidores576
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações642
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/aos-18-anos-morre-taco-urso-polar-do-zoologico-no-chile/182364758

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)