Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Tráfico de animais silvestres

    Hoje o tráfico de animais no Brasil vai muito além do que podemos imaginar. Nosso País é um dos principais alvos para os traficantes, pois a fauna possui uma enorme biodiversidade. O tráfico de animais tornou-se um gigante comércio, chegando a movimentar cerca de 20 bilhões de dólares em todo o mundo, pois a mesma é considerada a terceira maior atividade ilícita, perdendo apenas para o tráfico de armas e drogas.

    Os animais são fundamentais para o equilíbrio da natureza. São os mesmos dispersores de sementes e controladores populacionais de espécies, pois cada animal tem sua função específica e sua ausência pode acarretar sérios prejuízos incalculáveis para o nosso planeta. Maus-tratos aos animais é um crime previsto na Lei de Crimes Ambientais, no artigo 32. No entanto, traficantes não se intimidam com isso, capturam, transportam, vendem e os tratam como qualquer outra mercadoria, pois a pena para esse crime é considerado de menor potencial ofensivo.

    Hoje o tráfico de animais ainda existe porque têm pessoas que compram e exploram esse comércio ilegal. Segundo agentes fiscalizadores, os animais traficados no Brasil são retirados principalmente nos estados da BA, PI. PE, MA, PB e CE.

    Aproximadamente 90% dos animais traficados no Brasil são comercializados em nosso próprio território nacional. Depois de capturados, os mesmos são submetidos a várias práticas agressivas durante o transporte, são transportados em pequenos espaços, sem água e alimento e ainda muitos animais têm seus olhos furados, suas asas amarradas, suas garras e dentes arrancados e ossos fraturados.

    Quando é realizada a apreensão de animais presos em cativeiros é absolutamente indispensável a presença de um biólogo e/ou veterinário para que possa ser feita a identificação das espécies e consequentemente encaminhar os mesmos para um centro de reabilitação e manejo. Hoje, conscientizar a população a não comprar animais é um método inicial eficaz, tendo em vista que se não houver procura, não haverá venda e isso daria fim a esse comércio ilegal que se estende por todo o mundo e cada vez mais vem explorando nossa fauna, trazendo assim o risco de extinção para diversas espécies.

    * (Diego Batista Fonseca, acadêmico de Ciências Biológicas pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás e estagiário na Agência Municipal do Meio Ambiente)

    Fonte: Diário da Manhã

    • Sobre o autorO Maior Portal de Notícias sobre Animais do Mundo
    • Publicações34133
    • Seguidores576
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações172
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/trafico-de-animais-silvestres/180443191

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)