Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Sorocaba (SP) realiza mutirão de castração

    (Foto: Arquivo JCS/Adival B. Pinto)

    Moradores dos bairros da zona leste que queiram castrar gratuitamente animais domésticos podem se inscrever no 1º Mutirão de Castração de Cães e Gatos. De acordo com as Secretarias de Meio Ambiente e de Saúde, poderão ser castrados animais de pequeno, médio e grande porte, com pelo menos seis meses de vida.

    O mutirão terá início no dia 7 de abril, na sede do Lions Clube Sorocaba Leste, localizada na Rua Ailto Antonio Sola, 71, no Jardim Gonçalves. A iniciativa visa reduzir a população de animais abandonados e a prevenção de zoonoses, além de promover a melhoria da qualidade de vida dos animais.

    Nesta primeira etapa, até junho, serão castrados animais domésticos de moradores dos seguintes bairros: Árvore Grande, Jardim João Gutierres, Parque Três Meninos, Gramados de Sorocaba, Jardim Julia Martinez, Rancho Dirce, Jardim Alpino, Jardim Mathilde, Residencial Vilazul, Jardim Bandeirante, Jardim Martinez, Vila Alice, Jardim Barros França, Jardim Moncayo, Vila Arruda, Jardim Bouganville, Jardim Nelisa/Gutierres e Vila Augusta.

    Também serão atendidos os moradores do Jardim Cruzeiro do Sul, Jardim Novo Bandeirante, Vila Buenopólis, Jardim das Estrelas, Jardim Paraíso, Vila Haro, Jardim do Sol, Jardim Pellegrino, Vila Marques, Jardim Dulce, Jardim Piratininga, Vila Mencacci, Jardim Gonçalves, Jardim Prestes de Barros, Vila Rodrigues, Jardim Granja Olga I, Jardim Granja Olga II, Jardim Granja Olga III, Jardim Redenção, Vila Santa Cruz, Jardim Vila São Domingos, Vila Santa Theresa, Jardim Village Saint Claire, Vila São Pedro, Jardim Horizonte de Sorocaba, Jardim Village Vert, Vila Senger, Jardim Ipê e Parque Chácara Ondina.

    Conforme divulgado pela Prefeitura, o investimento na ação será de R$ 702 mil ao longo de doze meses. A previsão é atender 6.500 cães e gatos até o encerramento do contrato, média de 150 animais por dia. A equipe técnica da empresa especializada contratada para este serviço será formada por catorze pessoas, sendo cinco médicos veterinários e nove profissionais, entre auxiliares e administrativos que atuarão em uma unidade móvel com a estrutura necessária para os procedimentos.

    Castração

    Segundo dados estatísticos de 2013 do Instituto Pasteur, Sorocaba tem aproximadamente 85 mil cães e oito mil gatos. A castração, além de ser o método mais garantido para o controle populacional de animais domésticos, também diminui a probabilidade de doenças como tumores de mama, de próstata, além de doenças infectocontagiosas.

    A identificação por microchip permite a responsabilização e a possibilidade de devolução de animais perdidos ou abandonados, contribuindo para o bem-estar do próprio animal e da população. Outro benefício é a diminuição do risco de transmissão de zoonoses e agravos de saúde do bicho. Além disso, o microchip vai possibilitar a formação de um banco de dados para futuramente nortear as políticas públicas ligadas ao bem-estar animal em Sorocaba.

    Como se inscrever

    Neste mês, a castração será realizada de 7 a 10 e de 28 a 30 de abril na sede do Lions Clube Sorocaba Leste. Os moradores dos bairros atendidos neste primeiro momento, que estiverem interessados em castrar gratuitamente animais domésticos, devem se inscrever pessoalmente das 9h às 12h e das 14h às 19h, no próprio local. As inscrições se iniciaram nesta segunda-feira (30).

    Para isto, o cidadão deve levar RG, CPF e um comprovante de residência atual. As inscrições precisam ser feitas até o dia 6 de abril, sendo que no feriado de Páscoa (dias 3, 4 e 5) a população deve se inscrever das 9h às 13h.

    Mais informações pelo telefone 156 ou na Casa do Cidadão da Nogueira Padilha, localizada na Avenida Coronel Nogueira Padilha, 1.460, na Vila Hortência.

    Fonte: Cruzeiro do Sul

    • Sobre o autorO Maior Portal de Notícias sobre Animais do Mundo
    • Publicações34133
    • Seguidores576
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações54
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/sorocaba-sp-realiza-mutirao-de-castracao/177932590

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)