Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
23 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Canil do Porto será fechado assim que o novo Centro de Recolha Animal estiver pronto

    (Foto: Ricardo Silva/Arquivo)

    O Canil Municipal do Porto vai ser encerrado assim que estiver construído o Centro de Recolha Animal, uma obra que deverá arrancar em 2016 e que está inscrita no orçamento municipal de 2015, garantiu nesta segunda-feira o vereador do Ambiente, Filipe Araújo.

    O autarca reconhece que o canil, que tem mais de 80 anos, é actualmente uma estrutura “obsoleta” e está “degradado”. Em declarações à Lusa, Filipe Araújo disse que o município tem intenção de fechar aquele espaço assim que esteja construído o Centro de Recolha Animal.

    “Há um compromisso financeiro de avançar com o projecto”, acrescentou, referindo que a verba inscrita no orçamento da Câmara do Porto para 2015 é de 200 mil euros e “destina-se ao lançamento do Centro de Recolha Animal”. O vereador com o pelouro do Ambiente vê com “dificuldade” o arranque da obra para este ano, mas acredita que 2016 é o ano para “lançar o concurso da obra”.

    “Em 2015 vão ser feitos os projectos e identificado o local para a estrutura”, avança Filipe Araújo. Estão a ser equacionados “vários locais possíveis” e a estratégia passará sempre por ter “alguma estrutura na cidade do Porto”. No entanto, acrescenta, “pode haver uma estrutura de cariz mais metropolitano”.

    A Câmara do Porto está a montar um plano estratégico para os animais mas Filipe Araújo lembra que não se fazem milagres “num ano e meio”. “Estamos a trabalhar com a Direcção-Geral da Alimentação e Veterinária e com a Ordem dos Veterinários. Estamos a ouvir e a planear. Vamos também ouvir as associações relevantes que têm a ver com os animais.”

    O canil municipal foi alvo de algumas obras recentes de manutenção, designadamente o isolamento térmico nos telhados, colocação de nova sinalética e pinturas, enumerou Filipe Araújo.

    Cerca de 100 pessoas manifestaram-se recentemente à frente canil contra as condições daquela estrutura e contra a morte induzida de animais e o vereador da CDU da Câmara do Porto, acusou, em conferência de imprensa, a maioria liderada pelo independente Rui Moreira de nada fazer para o bem-estar animal. O autarca afirmou que o canil não estava licenciado conforme as regras nacionais.

    *Esta notícia foi escrita, originalmente, em português europeu e foi mantida em seus padrões linguísticos e ortográficos, em respeito a nossos leitores.

    Fonte: Público

    • Sobre o autorO Maior Portal de Notícias sobre Animais do Mundo
    • Publicações34133
    • Seguidores576
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações103
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/canil-do-porto-sera-fechado-assim-que-o-novo-centro-de-recolha-animal-estiver-pronto/177932370

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)