Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024

Deputada propõe plebiscito sobre matança de animais em ritos religiosos

Deputada prope plebiscito sobre matana de animais em ritos religiosos

Entidades religiosas estão acampanhadas em frente a Assembleia desde terça-feira Foto: Jeniffer Gularte / Agência RBS

Diante da polêmica entre ativistas e religiosos sobre a morte de animais em rituais, a deputada Regina Becker (PDT), autora de uma proposta que veda a exploração de animais nesse tipo de ato, propôs um plebiscito para resolver o impasse. Nas últimas semanas, a proposta da pedetista, que tem como principal bandeira no Legislativo a defesa dos animais, tem sido duramente criticada por religiosos e deputados do PT e do PC do B. Na tarde desta quinta-feira, entidades ligadas à umbanda realizaram protesto no centro da Capital.

A deputada conversou com o presidente da Assembleia, Edson Brum, e levará a ideia do plebiscito à reunião da Mesa Diretora, marcada para terça-feira.

“O plebiscito trataria do artigo do projeto que proíbe a morte dos animais. Sabemos que o tema é polêmico, então, nada melhor do que consultar a população”, afirma Regina.

Como é e o que pode mudar

O que diz a lei

O Código Estadual de Proteção aos Animais passou a valer em 2003. Um ano depois a Assembleia aprovou um artigo, por 32 votos a 2, que autoriza a morte de animais em rituais de religiões de matriz africana.

O que a PL prevê

No início de fevereiro deste ano, a deputada estadual Regina Becker Fortunati propôs um projeto de lei que derruba este artigo proibindo então a imolação de animais nestas práticas. Ou seja, se for aprovada passaria a valer a versão original do Código Estadual de Proteção aos Animais que não permitia a morte de animais nestas circunstâncias.

O que está acontecendo

Entidades religiosas de matriz africanas questionam a constitucionalidade do projeto de Regina que esta semana foi discutido em duas audiências públicas de diferentes comissões da Assembleia: a de Saúde e Meio Ambiente e Constituição e Justiça.

O que vai acontecer

Antes de ir a votação no plenário, a proposta deve ser discutida e aprovada pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). Caso não seja, nem será apreciada pelos deputados. Se for aprovada, entra na pauta de votação da Assembleia, o que ainda não há data para ocorrer.

Fonte: Zero Hora

  • Sobre o autorO Maior Portal de Notícias sobre Animais do Mundo
  • Publicações34133
  • Seguidores576
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações89
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/deputada-propoe-plebiscito-sobre-matanca-de-animais-em-ritos-religiosos/177515978

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)