Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
18 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Suipa recupera título depois de 20 anos

    Por CPDA OAB RJ (em colaboração para a ANDA)

    Na última terça (27), ativistas, protetores e representantes da causa animal reuniram-se no Plenário Evandro Lins e Silva (sede da OAB/RJ) para um Ato público em favor da Suipa. Na oportunidade, o residente da Comissão de Proteção e Defesa dos Animais da OAB/RJ, Reynaldo Velloso, surpreendeu a todos e anunciou a conquista do Declaração de Utilidade Pública concedida à Suipa pelo Governo Federal - o que simboliza um importante avanço na luta contra o fechamento da instituição, que abriga 4.500 animais e possui 150 funcionários. Participaram também do evento a presidente da Suipa, Izabel Cristina, o presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária/RJ, Cícero Pitombo e o Titular da Defensoria Pública da União, Dr. Eduardo Piragibe.

    Vantagens decorrentes do título

    1) Imateriais:

    - A posse do título de utilidade pública confere prestígio e credibilidade, na medida em que pode ser considerada prova do reconhecimento oficial do serviços prestado pela entidade;

    - A posse do título de utilidade pública federal é pré-requisito para a obtenção do certificado de entidade de fins filantrópicos, que é concedido pelo Ministério da Previdência), livrando a entidade da Cota Patronal junto ao INSS.

    2) Materiais

    - Possibilidade de receber doações da União e de suas autarquias;

    - Possibilidade de receber bens apreendidos, abandonados ou disponíveis, administrados pela Secretaria da Receita Federal;

    - Possibilidade de, para fins de cobrança de imposto de renda, o doador deduzir da renda bruta , as contribuições feitas às entidades declarada de utilidade pública; (o limite de 2% do lucro operacional)

    - Possibilidade de realizar sorteios;

    - Juntamente com o CEBAS - Certificado de Entidade Beneficente de Assistência Social e outros documentos, possibilita a isenção da cota patronal ao INSS e de outras contribuições sociais (CPMF, CSL, PIS, Cofins).

    - Possibilidade de receber receitas de loterias federais.

    - Isenção de taxas e cobranças junto ao Conselho Regional de Medicina Veterinária – CRMV/RJ.

    A OAB, através da CPDA, vem analisando soluções jurídicas junto aos poderes públicos para buscar uma solução para a dívida da Suipa que vem sendo acumulada desde 1995 - quando a entidade perdeu o título de filantropia e de utilidade pública federal.

    Agora, a última etapa é solicitar uma audiência com a Presidente Dilma Rousseff para que a dívida seja perdoada, uma vez que por se tratar de um recurso de atuação social do Governo, O título de utilidade pública é concedido, em princípio, a entidades que desenvolvam

    • Sobre o autorO Maior Portal de Notícias sobre Animais do Mundo
    • Publicações34133
    • Seguidores576
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações91
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/suipa-recupera-titulo-depois-de-20-anos/163493859

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)