Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Vereador propõe trocar touro por ser humano em rodeios

    Um projeto de lei protocolado na Câmara de Mirassol propõe a substituição de animais em rodeios no município por "seres humanos" ou "touro mecânico". A proposta é assinada pelo vereador André Luiz Guirado (PHS) e promete gerar polêmica na cidade. O parlamentar afirmou que apresentou o projeto com o objetivo de "chocar as pessoas e fomentar o debate sobre a realização de rodeios em Mirassol".

    De acordo com o artigo 4º da proposta, protocolada no dia 20 de janeiro, em eventos como touradas, prova do laço, montaria e pega do garrote "poderá ser substituído o uso do animal por touro mecânico ou ser humano". Para o vereador, o uso do equipamento para apertar a virilha de touros, cavalos e éguas - conhecido como sedém - durante os rodeios pode caracterizar maus-tratos.

    "Tudo isso é para chamar a atenção para um esporte de violência animal. É óbvio que ninguém vai montar em um touro mecânico ou em um ser humano", afirmou vereador do PHS.

    Segundo ele, o ser humano - se fizesse as vezes do animal - teria condições de dizer se o animal sofre ou não ao ser amarrado com o sédem.

    O projeto de lei será analisado pelos vereadores de Mirassol nas próximas sessões. Antes, porém, a proposta poderá passar por alterações com a apresentação de emendas. Guirado admite que terá dificuldade para manter no projeto o artigo que prevê a substituição de touro por pessoas, como propõe no projeto original. "Provavelmente não será aprovado. Não sei qual é a repercussão porque a Câmara está em recesso", disse.

    Em um dos argumentos para manter a proposta, ele cita que outras cidades, como de Araraquara, já proibiu a realização de rodeios. Outros municípios também aprovaram proibições semelhantes, que tem a simpatia das associações de proteção dos animais. Na região, são realizados os mais tradicionais eventos do País, como em Barretos - um dos maiores do mundo - que é realizado todos os anos em meados de agosto. Em Rio Preto, a Prefeitura apoia a realização do evento Rodeo Country Bulls, organizado pela Companhia Paulo Emílio.

    Castigo

    Além do sédem, o vereador de Mirassol afirmou que os animais seriam submetidos a outros tipo de castigos, como choques. O projeto de lei de Guirado prevê o pagamento de multa diária no valor de R0$ 100 mil pelo uso do sedém - equipamento que seria usado para que os animais fiquem agitados e pulem. Na justifica da sua proposta, o parlamentar afirma que os "animais sofrem na mesma proporção de um ser humano".

    "Além da dor, a prática de eventos e esportes que utilizam de ferramentas para divertimento do ser humano não se justifica", consta na justificativa do projeto. O Diário tentou falar ontem com o presidente da Câmara, Daniel Sotto (PMDB), para saber a data prevista para a votação do projeto, mas ele não foi localizado .

    • Sobre o autorO Maior Portal de Notícias sobre Animais do Mundo
    • Publicações34133
    • Seguidores576
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações71
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/vereador-propoe-trocar-touro-por-ser-humano-em-rodeios/162582570

    2 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

    É ridículo e absurdo pessoas ganhando muito dinheiro e se divertindo às custas do sofrimento dos animais. continuar lendo

    Só tenho a lamentação... continuar lendo