Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
24 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Filhote de cão abandonado é resgatado pela APAP

    O filhote de cão abandonado foi resgatado durante a manhã desta sexta-feira (23/01), na Rua Major Carlos Teixeira, no Centro de Caratinga. O animal está doente e foi recolhido por Glauciane Neves, voluntária da APAP (Associação Protetora dos Animais Paradiso), que fica em Bom Jesus do Galho. Uma ONG – Organização Não Governamental – formada exclusivamente por um grupo de voluntários. A informação era que dois cães haviam sido abandonados no local.

    “Uma voluntária me ligou e avisou de dois filhotes, e chegando aqui, deparei com apenas um. O outro foi resgatado por um pet shop. Agora vamos levar esse filhotinho para a veterinária responsável da Associação, para que ele possa ser examinado. Mas parece que ele está com sintomas de parvovirose”, disse Glauciane.

    O animal resgatado vai permanecer sob os cuidados do lar provisório, em Bom Jesus do Galho, até que ele possa ser colocado para adoção. Algumas pessoas chegaram a sensibilizar com o estado em que se encontrava o filhote vítima de abandono e deixaram comida e água para ele. Para a voluntária da APAP, se deparar com a cena registrada pelo Super Canal é lamentável.

    Segundo informações obtidas pelo Super Canal, o segundo cão que não foi encontrado no local é uma fêmea. A cadela foi resgatada pelo pet shop Quatro Patas. De acordo com o pet shop, a cadelinha está com sarna e já tomou banho e foi medicada. Já o primeiro filhote resgatado, de acordo com a APAP, foi diagnosticado com uma doença chamada cinomose.

    Cinomose

    A cinomose é uma doença transmitida por um vírus altamente contagioso e pode atingir vários órgãos. O vírus pode sobreviver em um ambiente por algum tempo se as condições climáticas forem ideais para isso e o local for frio e seco. A doença, geralmente, acomete cães mais jovens, que têm entre 3 e 6 meses de vida. E, que por alguma razão tenham seu sistema imunológico enfraquecido.

    Os animais se contaminam por contato direto com outros animais já infectados, pelas vias respiratórias, pelo ar contaminado e por objetos que já tiveram contato com o portador da cinomose. Os sintomas são perda de apetite, corrimento ocular e nasal, diarreia, vômito e sintomas nervosos (tiques nervosos, convulsões e paralisias), dificuldade de respirar e febre. E, de acordo com o estado imunológico do animal como um todo, ele pode vir a óbito. O que se pode fazer é usar medicamentos para o controle dos sintomas.

    APAP precisa de doações para manter lar provisório

    A APAP sobrevive de doações da população. Atualmente, o atendimento de animais abandonados vem aumentando e a APAP necessita, por exemplo, de medicamentos de uso veterinário e ração para alimentar os animais.

    • Sobre o autorO Maior Portal de Notícias sobre Animais do Mundo
    • Publicações34133
    • Seguidores576
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações54
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/filhote-de-cao-abandonado-e-resgatado-pela-apap/162575498

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)