Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Mulher ameaça denunciar farra do boi e é espancada em Florianópolis (SC)

    Uma mulher registrou boletim de ocorrência na última sexta-feira (2), em Florianópolis (SC), depois ser espancada e ter o carro danificado após ameaçar denunciar à polícia um grupo de pelo menos 30 homens, que participariam de uma farra do boi –evento que é proibido por lei, por maltratar animais.

    Segundo o BO, Fernanda Assunção dirigia pela rodovia João Gualberto Soares, a principal do bairro Rio Vermelho, quando viu um boi magro e sangrando correr na sua direção. Os homens, segundo o registro, vinham atrás, armados de paus e pedras.

    Fernanda então desceu no carro e teria tentado proteger o boi quando um homem a derrubou no chão, de acordo com o BO. A mulher ferida foi pedir socorro na farmácia. Ela teve ferimentos nas mãos, braços e pernas, mas passa bem.

    Fernanda, que deixou Curitiba para morar em Florianópolis há quatro meses, não conhecia a farra do boi, segundo informações do boletim de ocorrência registrado no 8º DP. A polícia ainda não instaurou inquérito. Ninguém foi preso.

    O boi foi levado para um frigorífico, onde será morto.

    Segundo a PM (Polícia Militar), no ano passado, um adolescente de 15 anos teria sido morto por farristas e outras cinco pessoas foram agredidas.

    Tradição e maus-tratos

    Trazida pelos açorianos que povoaram o litoral catarinense a partir do século 17, a farra do boi virou tradição nas praias de Santa Catarina, principalmente, durante a Quaresma.

    Na cultura dos nativos, o boi é alegoria de Judas. O animal é solto nas ruas, perseguido e torturado até a morte. Pela crueldade cometida contra o boi, a farra virou crime ambiental, em 1997, conforme decisão do STF (Supremo Tribunal Federal).

    Apesar da ilegalidade, a polícia não consegue evitar os eventos.

    Quando presos, os farristas podem pagar até R$ 3.000 de multa. Não há casos de penas mais duras em Florianópolis, apesar da legislação prever até três anos de prisão.

    • Sobre o autorO Maior Portal de Notícias sobre Animais do Mundo
    • Publicações34133
    • Seguidores576
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações580
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/mulher-ameaca-denunciar-farra-do-boi-e-e-espancada-em-florianopolis-sc/159483574

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)