Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Apreensões de animais silvestres aumentam em 2014

    As apreensões de pássaros silvestres, que estavam sendo traficados, entre janeiro e julho deste ano já superaram em 7,5 % as feitas em todo o ano de 2013. Neste ano, a quantidade de apreensões vai ser a maior que a dos últimos três anos – foram 1.063 animais apreendidos até julho de 2014. As aves, entre elas uma arara azul, são encaminhadas para os Cras (Centro de Recuperação de Animais Silvestres) onde ficam até se recuperarem e serem devolvidos para a natureza.

    A maior apreensão em 14 anos aconteceu em 2011, quando cinco mil animais foram recapturados, mas as apreensões de 2014 superam 2013 e 2012. As capturas foram feitas pela PMA (Polícia Militar Ambiental), PRF (Polícia Rodoviária Federal) e PF (Polícia Federal).

    De acordo com o major da PMA, Edmilson Alvino Queiroz, normalmente os animais recapturados são encontrados durante fiscalizações de rotina ou por denúncias anônimas. O Major lembra que o tráfico mais comum é de papagaios e partir de agora é provável que as apreensões diminuam. “Em dezembro não se tem mais filhotes desses pássaros, então não tem mais tráfico”, afirmou.

    Animais apreendidos passam por adaptação em Cras

    Ainda segundo Queiroz, os animais capturados são levados para o Cras, onde passam por um processo de reabilitação e posteriormente vão ser devolvidos à natureza. “Se você chegar e soltar um macaco prego em um grupo, os outros vão mata-lo. Tem que adaptar o animal no grupo novo”, exemplificou.

    Mesmo soltos, os animais permanecem sendo monitorados, através de identificadores e com apoio de proprietários de fazendas, que se responsabilizam em alimentá-los enquanto eles ainda voltam ao local para comer. “O proprietário se cadastra e vamos lá para avaliar a fauna e a flora do local, e dependendo nós mandamos uma ou outra espécie de animal”, esclareceu Queiroz.

    Ele lembra também que o cadastramento dessas propriedades rurais facilita o trabalho do Cras no interior do Estado, porque, dependendo do caso, não é necessário transferir os animais para a Capital. “Imagina levar um bando de pássaros de Itaquiraí para Campo Grande. São 400 km, eles não aguentam”.

    • Sobre o autorO Maior Portal de Notícias sobre Animais do Mundo
    • Publicações34133
    • Seguidores576
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações32
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/apreensoes-de-animais-silvestres-aumentam-em-2014/159453761

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)