Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
18 de Abril de 2024

Prefeitura de Franca (SP) dobra serviços de esterilizações animais

A demanda continua alta, mas a Prefeitura conseguiu mais que dobrar o número de esterilizações de animais na cidade nos últimos meses, a partir da formalização de um segundo contrato com uma instituição credenciada, a Associação É o Bicho. Com isso, saltou da média de 150 cirurgias por mês para 350, o que representa um impacto positivo no controle de natalidade futuro, contribuindo também, para as ações de conscientização sobre Guarda Responsável, que objetivam aumentar o respeito das pessoas com os animais e diminuir os abandonos, acidentes e mortes em decorrência de doenças e outras causas.

O balanço da Vigilância Ambiental, que coordena esse trabalho é positivo e, segundo os dados disponibilizados pelo Programa de Controle de Natalidade de Cães e Gatos, além das 350 cirurgias que vem sendo oferecidas, gratuitamente, por mês, há um trabalho educativo ininterrupto. Existem dois convênios, com as instituições do Turma do Abrigo e com a Associação É o Bicho. É uma medida que vai causar impacto a médio e longo prazo e tem o objetivo de controlar a população de cães e gatos na cidade, buscando com isso diminuir a incidência de zoonoses, a disseminação de doenças infectocontagiosas entre os animais, a limpeza (conservação) da cidade e a redução de animais abandonados, os quais podem ser motivos de acidentes como também, agressão física ao cidadão.

Mais recursos

A Vigilância Ambiental reforça que existe o Programa de Adoção dos Animais do Canil, onde todos os cães e gatos destinados à adoção foram vacinados contra a raiva animal, castrados e identificados pela tatuagem. Os interessados em adotar um animal devem comparecer à Vigilância Ambiental, na avenida Dr. Flávio Rocha, 4780 no Jardim Redentor, de segunda a sexta, das 7h30 às 17 h. A pessoa deve apresentar RG, CPF, comprovante de residência e assinar o Termo de Responsabilidade da Adoção. Estes animais também podem ser visualizados no site da Prefeitura, no espaço reservado a Vigilância, com fotos diversas. Aqueles que quiserem adotar um gato devem levar uma caixa apropriada para o transporte. Os que pretendem levar um cão devem estar munidos de coleira e guia. No ato da adoção, a pessoa passa por uma breve entrevista, que garante que o animal será adequado ao espaço físico e à composição familiar da nova casa. Da mesma forma, é avaliada a capacidade da família em suprir as necessidades do animal, garantindo seu bem estar. Os novos tutores desses animais deverão exercer uma guarda responsável, que não implique em um novo abandono. Toda a adoção deve ser feita com muito critério e responsabilidade. O adotante deve ser esclarecido que, ao adotar um animal, a pessoa será responsável por ele durante todo o período de sua vida, alimentando-o, oferecendo abrigo compatível com o porte e temperamento, educando-o, dando assistência veterinária e carinho.

Para conhecer os animais, o Canil Municipal fica na rua José Gianesella, 415 – City Petrópolis e o horário de atendimento ao público é das 9 h às 11h e das 13 h às 16 h. Mais informações podem ser obtidas pelo tel. 3711-9448.

Além disso, a equipe da Vigilância Ambiental realiza diversas ações ao longo do ano como campanhas gratuitas de vacinação contra a raiva em cães e gatos; projetos educativos, que preveem um trabalho de educação continuada em guarda responsável em unidades educacionais das redes municipal, estadual e privada, centros comunitário, unidades religiosas, com o apoio do Conselho Municipal de Proteção dos Animais. Sendo que todos os programas e projetos são divulgados em meios de comunicação e estão permanentes no site oficial da Prefeitura de Franca, com todas as informações que a população necessita.

  • Sobre o autorO Maior Portal de Notícias sobre Animais do Mundo
  • Publicações34133
  • Seguidores576
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações1353
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/prefeitura-de-franca-sp-dobra-servicos-de-esterilizacoes-animais/159366716

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)