Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
23 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Vereadora pede ação contra maus-tratos em rodeios em Uberaba (MG)

    A vereadora Denise Max (PR) conversou com o promotor Carlos Valera sobre a possibilidade de entrar com uma ação no Ministério Público contra algumas modalidades praticadas nos rodeios. Valera é o responsável pela Coordenadoria Regional das Promotorias de Justiça do Meio Ambiente das Bacias dos Rios Paranaíba e Baixo Rio Grande.

    Denise citou como exemplo a prova do laço, também chamada de laço em dupla. Nesta prova dois peões laçam um bezerro, enquanto um fica responsável por laçar a cabeça, o outro laça os pés do animal. Para a vereadora, é um exemplo típico de maus-tratos, pois durante a laçada o bezerro pode até mesmo ter o pescoço quebrado.

    O promotor explicou que uma medida desta natureza já está em estudo no MP. Segundo ele, é preciso preservar a cultura popular, mas sem haver maus-tratos aos animais. “É preciso haver equilíbrio”, afirmou Valera, lembrando que a punição está prevista no artigo 32 da Lei Federal 9605/98 - “praticar ato de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos”. A pena prevista é detenção, de três meses a um ano, e multa.

    Lembrando que incorre nas mesmas penas quem realiza experiência dolorosa ou cruel em animal vivo, ainda que para fins didáticos ou científicos, quando existirem recursos alternativos. A pena é aumentada de um sexto a um terço, se ocorre morte do animal.

    • Sobre o autorO Maior Portal de Notícias sobre Animais do Mundo
    • Publicações34133
    • Seguidores576
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações4
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/vereadora-pede-acao-contra-maus-tratos-em-rodeios-em-uberaba-mg/159174531

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)