Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
24 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Égua é resgatada após sofrer maus-tratos em Itapira (SP)

    Uma ocorrência de maus-tratos mobilizou integrantes da Uipa (União Internacional Protetora dos Animais), na manhã de segunda-feira (27), em Itapira.

    O caso começou por volta das 09h30, quando a GCM (Guarda Civil Municipal) recebeu denúncia de que um homem de 52 anos estaria maltratando uma égua adulta. O motivo, segundo a Uipa, é que o animal estava muito cansado depois de caminhar, com outra pessoa no lombo, de Pouso Alegre (MG) até Itapira – o que compreende uma distância de aproximadamente 120 quilômetros.

    A GCM foi acionada por moradores da Rua Pedro Maniezzo, no Jardim Itamaracá. Uma das denunciantes afirmou que o homem usando um pedaço de madeira para açoitar o animal e força-lo a levantar. Um Termo Circunstanciado da Polícia Civil sobre o caso foi registrado. O homem, que foi levado à Delegacia de Polícia para prestar depoimento, alegou que havia acabado de comprar a égua, e que outra pessoa é que a trouxe da cidade mineira.

    No documento, os guardas civis municipais Solange e Adriano narram que chegaram ao local e viram o homem parado, observando o equino que estava deitado no chão, “com os casos das patas desgastados”. No local havia água e milho para que a égua pudesse se alimentar. Uma testemunha, contudo, informou aos guardas que o homem abordado estaria tentando fazer a égua levantar com uso da madeira. O caso revoltou diversas pessoas.

    Além da GCM, a Defesa Civil também foi acionada para auxiliar no atendimento à ocorrência. “Já fomos ao Fórum nos informar sobre quais providências podemos adotar”, comentou a presidente da Uipa, Vivian Maria Guerreiro. “A égua foi recolhida e examinada por um veterinário e passa bem”, acrescentou. De acordo com ela, o veterinário constatou a condição de maus-tratos, com escoriações, fraqueza, espasmos musculares, tremedeira e respiração fatigada.

    O animal foi levado a uma baia no Recinto Agropecuário Carmem Ruete de Oliveira por um caminhão cedido pela Intervias. O caso foi registrado como prática de abuso a animais, crime previsto no artigo 32 do Código Penal, que estabelece pena de três meses a um ano de detenção e multa.

    • Sobre o autorO Maior Portal de Notícias sobre Animais do Mundo
    • Publicações34133
    • Seguidores576
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações171
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/egua-e-resgatada-apos-sofrer-maus-tratos-em-itapira-sp/148612655

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)