Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    ONG de Jundiaí recebe animais feridos em incêndio na serra

    A chuva que caiu sobre a região de Jundiaí (SP) na noite desta segunda-feira (20) apagou quase todos os focos de queimada nas serras do Japi, os Cristais e Guaxatuba, segundo a Defesa Civil de Cabreúva (SP). De acordo com especialistas, o incêndio que durou mais de dez dias causou prejuízos incalculáveis ao meio ambiente. Mais de 500 hectares de mata nativa foram destruídos. Além da vegetação, muitos animais morreram e diversos ficaram feridos as tentar fugir das chamas.

    A ONG Mata Ciliar, que acolhe e cuida de animais silvestres, abriga centenas de animais de várias espécies. "O fogo é muito perverso, porque muitos deles (animais) acabam morrendo nos ninhos, nos abrigos, por não ter para onde fugir. A primavera é o auge do nascimento, da cria e, infelizmente, estes animais acabam não resistindo", afirma Cristina Harune Adania, veterinária coordenadora de fauna da entidade.

    De todos os setores da ONG, a maternidade é o local com maior número de animais. Filhotes de corujas, saguis e gambás perderam os pais nos incêndios. Sem proteção, os órfãos precisam de cuidados especiais para não morrer.

    "Tem animal que trata na seringuinha, tem a ave que trata com frutinha no bico, alguns têm que caçar insetos, então, cada um tem uma exigência própria", explica o diretor técnico Lázaro Puglia.

    Os gambás são maioria: 80 filhotes. Os voluntários trabalham para que eles consigam se adaptar novamente à natureza. "Impossível avaliar a perda que tivemos. A consequência da falta de água, por exemplo, já é consequência da destruição da mata de muitos e muitos anos", completa a veterinária.

    • Sobre o autorO Maior Portal de Notícias sobre Animais do Mundo
    • Publicações34133
    • Seguidores576
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações92
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/ong-de-jundiai-recebe-animais-feridos-em-incendio-na-serra/147321320

    1 Comentário

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

    Parabéns para essas pessoas que dedicam tempo e paciência para salvar os animais vítimas da ignorância de muitos humanos. continuar lendo