Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Animais em risco de extinção são resgatados em São Mateus (ES)

    A Polícia Militar Ambiental resgatou 12 pássaros silvestres, na tarde desta quarta-feira (17), em um estabelecimento comercial, no distrito de Santa Maria, e em uma residência, em Sernambi, na cidade de São Mateus, Norte do Espírito Santo. A polícia chegou até os pássaros através de denúncia anônima. Duas das espécies encontradas correm risco de extinção.

    Na primeira apreensão, a polícia recolheu três pássaros da espécie coleiro, após o responsável admitir não ter autorização para criar pássaros, expedida pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Retornáveis (Ibama).

    Na segunda fiscalização, a polícia apreendeu diversas gaiolas com seis pássaros da espécie curió, bicuto e dois canários-da-terra.

    Foi expedido, para os responsáveis, dois termos circunstanciados para apresentação de defesa prévia junto ao Juizado Especial Criminal. Duas das espécies apreendidas estão em perigo de extinção.

    A Polícia Militar Ambiental informou que a multa por manter pássaros em cativeiro sem a devida licença é de R$ 500,00 por unidade sendo que, no caso de espécie em vias de extinção, o valor chega a R$ 5.000,00 por indivíduo, e a pena para tal crime é de detenção de 06 meses a um ano e multa. A pena é aumentada da metade, se o crime é praticado contra espécie rara ou considerada ameaçada de extinção.

    Foi informado ainda que caso a pessoa possua um animal silvestre e procure a Polícia Ambiental a fim de fazer a entrega voluntária, não será imputado ao cidadão nenhum tipo de responsabilidade penal.

    • Sobre o autorO Maior Portal de Notícias sobre Animais do Mundo
    • Publicações34133
    • Seguidores576
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações291
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/animais-em-risco-de-extincao-sao-resgatados-em-sao-mateus-es/140565357

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)