Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
27 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    ONG acusa CCZ de exterminar animais “sadios” e prefeitura diz que alegações são inverídicas

    A ONG (Organização Não Governamental) Irmandade das Patinhas, de Ponta Porã, procurou o Dourados News na tarde de quinta-feira (18) alegando que o CCZ (Centro de Controles de Zoonoses) do município, estaria exterminando animais sadios. Em nota assinada pela presidente da entidade, Rosane Mazetto, existe também a afirmação de que membros da organização estariam recebendo ameaças por parte de funcionários da administração municipal daquela cidade.

    O motivo seria a denúncia feita por uma moradora da fronteira, que teria seus animais sacrificados após o exame ter constatado positivo para Leishmaniose visceral, doença que pode ser repassada para o ser humano e causar o óbito. Segundo a ONG, antes da eutanásia, os cães acabaram recolhidos e levados para uma clínica veterinária onde foram realizados outros dois exames.

    “Depois de sete dias veio a surpresa, um dos cachorros não é portador da doença e seria sacrificado e o outro tem o direto de repetir o exame mais duas vezes”, diz a presidente.

    O caso foi parar na delegacia de Polícia Civil do município, onde é investigado. A ONG ainda acusa o CCZ de, após sacrificar os animais, jogá-los num depósito de lixo, encaminhando inclusive imagens dos cães dentro de sacos plásticos no local.

    ACUSAÇÕES INFUNDADAS

    Em contato com a assessoria de imprensa da prefeitura de Ponta Porã, o Dourados News foi informado que as acusações de ameaças são infundadas e a legalidade de funcionamento da ONG chegou a ser questionada por parte da administração municipal, sob alegação de que o benefício concedido à Irmandade das Patinhas de utilidade pública, pode ser revogado.

    Conforme relato da assessoria, os dois animais da mulher tida como ‘pivô’ do caso estariam contaminados com a doença e ao negar-se a entregar os cães para o Centro, um termo de responsabilidade foi assinado pelas partes.

    No documento, ela se comprometeria a entregar outra cópia do exame, desta vez feito numa clínica particular em um prazo 15 dias, o que não aconteceu, de acordo com a assessoria.

    “Foi registrado o boletim de ocorrência porque o prazo para a entrega deste documento estaria no fim. Depois, uma pessoa que faz parte desta ONG e não tem o registro junto ao CRMV (Conselho Regional de Medicina Veterinária), utilizou o carimbo de outro profissional e assinou por ele, como forma de fraudar o exame”, diz a administração.

    LIXÃO

    Sobre a acusação de após o sacrifício a carrocinha levar os animais para o ‘lixão’, a assessoria confirmou, porém, ressaltou que todos são colocados numa vala e enterrados. Questionados do motivo das fotos os mostrarem em sacos plásticos sobre os resíduos, a administração apontou que o caso poderia ter sido fotografado na chegada do veículo ao local.

    • Sobre o autorO Maior Portal de Notícias sobre Animais do Mundo
    • Publicações34133
    • Seguidores576
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações34
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/ong-acusa-ccz-de-exterminar-animais-sadios-e-prefeitura-diz-que-alegacoes-sao-inveridicas/140552929

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)