Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
18 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Moradores se revoltam com retirada de casinhas de cães abandonados

    No Brasil, os animais são considerados tutelas do Estado, ficando sob responsabilidade do poder público a proteção das espécies, conforme determina o artigo 225 da Constituição Federal: “Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado [...] impondo-se ao Pode Público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações. Para assegurar a efetividade desse direito, incumbe ao Poder Público: proteger a fauna e a flora, vedadas, na forma da lei, as práticas que coloquem em risco sua função ecológica, provoquem a extinção de espécies ou submetam os animais a crueldade”.

    Mas em Belo Horizonte, um ato considerado cruel pelos protetores de animais gerou um abaixo assinado disseminado por meio das redes sociais. É que na última semana, fiscais da prefeitura retiraram as casinhas e os papelões deixados por moradores da região no entorno do Mineirinho, onde vários cachorros abandonados eram cuidados e tratados pela comunidade local.

    O consenso geral entre os protetores é que para fazer o controle populacional dos animais abandonados, o necessário seria uma campanha de castração destes animais, e não o extermínio ou a criação de dificuldades para entidades e pessoas que tentam reverter esse quadro com recursos próprios, na falta de uma ação efetiva do poder público neste sentido.

    O ambientalista e protetor de animais Franklin de Oliveira, de 46 anos, é um dos que se indignaram com a atitude. “Acho um grande absurdo! Os animais eram cuidados pelos motoristas, cobradores de ônibus e moradores da região. A prefeitura deveria apoiar ações como essa. Os cães, segundo o que levantei, foram vacinados, vermifugados e castrados. Uma amiga minha, veterinária da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), dava assistência a esses animais”, contou.

    A cientista política Larissa Gomes, de 28 anos, também foi contra a ação. “Acho que isso é mais uma evidência do descaso que o atual governo de Belo Horizonte tem com a vida, tanto humana quanto animal, e com a cidade enquanto comunidade. O prefeito vê a prefeitura como seu instrumento para ajudar amigos empresários e ignora completamente o aspecto social e comunitário da cidade. Quando um grupo de pessoas com boa-vontade e carinho por animais decide suprir uma lacuna que deveria ser preenchida pela prefeitura, a reação desta é acabar com esse senso de comunidade, resultando ainda no sofrimento de animais inocentes. Animais, infelizmente, não entendem o que aconteceu. Eles passaram de uma situação em que recebiam cuidados médicos, carinho, conforto e liberdade, para uma situação de rua e solidão. O atual governo nunca deixa de me impressionar com sua crueldade e desrespeito”, disse a cientista.

    Para advogada e ativista da causa animal Val da Consolação, de 42 anos, a ação foi desnecessária. “Os cães ali tinham veterinário, são castrados, são mansos, estão com os exames todos em dia e viviam há anos ali, sem oferecer risco a ninguém. Eram bem mais cuidados que muitos cachorros que têm um lar. A prefeitura de BH está longe do que se aplica em outras cidades na questão do bem estar animal, ela sempre opta pelo pior para os animais. É uma tristeza, tomara que se reverta essa situação”, desabafou.

    Na rede

    A veterinária que cuidava dos animais ali, Christina Malm, postou em seu Facebook as fotos da situação, juntamente à mensagem: “Veja o absurdo e a tristeza da situação. A prefeitura retirou as casinhas (madeira e papelão) colocadas para os cães que moram na rotatória do Mineirinho em frente ao ponto final de ônibus.

    Fiscais da prefeitura estiveram no local e depois funcionários da prefeitura quebraram o cadeado que prendia a casinha de madeira. Levaram também as mantas (eram lavadas e trocadas) e os comedouros. Esses cães moram lá, são carinhosamente tratados, estão sendo castrados (só falta uma), são vacinados e bem alimentados. Várias pessoas ajudam a cuidar desses cães! Não vejo como uma ação desse tipo pode ajudar a melhorar a situação desses cães que não tem domicílio! A prefeitura está destruindo o esforço das pessoas em dar uma melhor condição de vida a eles”.

    A mensagem foi compartilhada mais de 2.300 vezes no Facebook e gerou um abaixo assinado, para que a prefeitura reconstrua as casinhas demolidas pelos fiscais. Clique aqui para acompanhar a petição.

    Resposta

    Por meio de nota, a Prefeitura de Belo Horizonte informou que os “equipamentos em questão foram apreendidos pela Fiscalização, visto que os mesmos estavam instalados em logradouro público, caracterizando infração dos Artigos 6A e 17 da Lei 8616/03 (Código de Posturas)”.

    As cláusulas mencionadas são:

    "Art. 6º- A - É vedada a colocação de qualquer elemento que obstrua, total ou parcialmente, o logradouro público, exceto o mobiliário urbano que atenda às disposições desta Lei”.

    " Art. 17 - É proibida a instalação precária ou permanente de obstáculo físico ou de equipamento de qualquer natureza no passeio ou projetado sobre ele, salvo no caso de mobiliário urbano. "

    • Sobre o autorO Maior Portal de Notícias sobre Animais do Mundo
    • Publicações34133
    • Seguidores576
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações79
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/moradores-se-revoltam-com-retirada-de-casinhas-de-caes-abandonados/137643266

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)