Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Operação resgata tucanos mantidos em cativeiro em Vila Velha (ES)

    Por Roberto Martins ( em colaboração para a ANDA)

    Uma equipe do Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA) esteve no último dia 21 (quinta-feira), no bairro Argolas, município de Vila Velha e resgatou dois tucanos que estavam sendo mantidos em um viveiro sem o devido registro.

    A equipe chegou até o local através de denúncias anônimas, e o responsável pelos tucanos informou aos policiais apenas que quando se encontrava prestando serviços em uma desocupação no bairro Terra Vermelha, encontrou as aves não fornecendo maiores detalhes.

    As aves foram levadas para o viveiro da 1ª Companhia Ambiental em Cariacica, tendo o responsável assinado um Termo Circunstanciado se comprometendo a comparecer em juízo assim que for intimado.

    Já na parte da tarde, a mesma equipe esteve no bairro Marcílio de Noronha, município de Viana onde apreenderam em uma residência onze canários-da-terra, sete sanhaços, dois coleiros, um azulão e onze gaiolas.

    Os pássaros foram levados para o viveiro da 1ª Companhia Ambiental, de onde seguirão juntamente com os dois tucanos para o Centro de Reintrodução de Animais Selvagens (Cereias), localizado em Barra do Riacho, município de Aracruz para avaliação, tratamento e posterior reintrodução na natureza.

    Alerta - Lei 9.605 de 12 de fevereiro de 1998:

    Art. 29. Matar, perseguir, caçar, apanhar, utilizar espécimes da fauna silvestre, nativos ou em rota migratória, sem a devida permissão, licença ou autorização da autoridade competente, ou em desacordo com a obtida: Pena - detenção de seis meses a um ano, e multa.

    § 1º Incorre nas mesmas penas:

    III - quem vende, expõe à venda, exporta ou adquire, guarda, tem em cativeiro ou depósito, utiliza ou transporta ovos, larvas ou espécimes da fauna silvestre, nativa ou em rota migratória, bem como produtos e objetos dela oriundos, provenientes de criadouros não autorizados ou sem a devida permissão, licença ou autorização da autoridade competente.
    • Sobre o autorO Maior Portal de Notícias sobre Animais do Mundo
    • Publicações34133
    • Seguidores576
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações18
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/operacao-resgata-tucanos-mantidos-em-cativeiro-em-vila-velha-es/136643754

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)