Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Deputado Federal Laércio Oliveira defende a proibição de animais em circo

    Durante a apresentação de um espetáculo de circo, o elefante sempre é um dos animais que chamam mais atenção. Ele faz uma grande demonstração de força e equilíbrio, mas o que poucos sabem é que quando não estão no picadeiro, ele fica amarrado por uma das patas com uma corrente presa numa pequena estaca cravada no chão. É possível perceber que o animal poderia fugir puxando a estaca do chão. Mas ele não foge porque quando era bebê, ele esteve preso a essa estaca e tentou fugir sem sucesso. Como tem grande memória, depois de adulto não tenta mais.

    Essa é a história de Rana, uma elefanta que viveu décadas presa a uma estaca quando pertencia a um circo. Hoje ela está em recuperação na fazenda Boa Luz, no município de Laranjeiras, e manca com a pata dianteira que sempre esteve presa a estaca. Ela também tem tiques nervosos que se parecem com o desequilibro que sofria no caminhão quando era transportada de uma cidade a outra para apresentações. Além disso, passou por treinamentos cruéis para realizar performances nos espetáculos circenses. “Rana foi resgatada e já está sendo bem tratada, mas milhares de animais continuam nessa situação no Brasil. É preciso leis mais duras para impedir que histórias como essa continuem se repetindo, afirma Nazaré Moraes, presidente da ONG Educação e Legislação Animal (Elan).

    O deputado federal Laércio Oliveira enviou a presidência da Câmara um requerimento de inclusão de pauta do PL 7291/2006 que proíbe a utilização de animais em circos em todo o Brasil. Essa é uma das maiores crueldades praticadas por seres humanos, por muitos anos disfarçada de cultura e diversão. Mas hoje os maiores e melhores circos do mundo não utilizam animais em seus espetáculos, lembrou o parlamentar.

    A história da elefante Rana é uma entre milhares de casos existentes no Brasil, por isso existe um grande movimento pela proibição dos animais em circo no país. Dez estados brasileiros já aprovaram leis estaduais nesse sentido.

    De acordo com Nazaré, os maus tratos não incluem apenas as formas desumanas de treinamento (em sua maioria com o uso de choques, chicotes ou bastões pontiagudos), mas também os espetáculos em si, onde os animais, por sofrerem agressões para um suposto aprendizado, se comportam como nunca se comportariam na natureza, apenas por um capricho do ser humano. “Além disso, passam suas vidas em espaços muito pequenos e em constante transporte, circunstâncias que causam alto grau de estresse aos animais. E muitas vezes não têm à disposição alimento de qualidade ou em quantidade suficiente”, informou a ambientalista.

    Nota da Redação: No Brasil, os estados de Alagoas, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, São Paulo, Rio Grande do Sul, Mato Grosso do Sul, Espírito Santo e Minas Gerais têm legislação que proíbe o uso de animais em circo. O Pl 7291/06, de autoria do Senador Álvaro Dias (PSDB-PR), que tem como objetivo proibir animais em circos em todo o país, se encontra pronto para pauta no plenário e consta como prioridade. Escreva para o Presidente da Câmara, o Deputado Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), e exija a aprovação do projeto com urgência: Twitter Facebook Fale com o Deputado

    • Sobre o autorO Maior Portal de Notícias sobre Animais do Mundo
    • Publicações34133
    • Seguidores576
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações137
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/deputado-federal-laercio-oliveira-defende-a-proibicao-de-animais-em-circo/126322656

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)