Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Presidente de ONG resgata capivara que ia virar churrasco de traficantes da Rocinha

    Uma capivara que seria morta para virar churrasco de traficantes da Favela da Rocinha, na Zona Sul do Rio, foi resgatara pelo presidente da ONG SOS Aves e Cia, na última semana. O ambientalista Paulo Maia, de 50 anos, contou que precisou negociar com vários bandidos até chegar ao que estava com o animal, no alto da comunidade. Falou com o traficante por telefone e conseguiu convencê-lo a libertar a capivara.

    "A denúncia de que ela estava no alto do morro e que seria assassinada chegou na segunda-feira à ONG. Começamos a negociação. Por meio de um e de outro, chegamos à pessoa que nos liberou para entrar (na Rocinha). Foi marcado para ontem à noite. Subimos eu e um ajudante, com um gaiolão. Fiz questão de deixar bem claro que minha única intenção era salvar a capivara", contou Paulo.

    Depois de acomodar o animal, o ambientalista seguiu para a Lagoa Rodrigo de Feitas para fazer a reintegração dele com seu habitat. E foi aí que Paulo teve que entrar mais uma vez em ação: o guaiamum Tarcisão (nome dado em homenagem ao ator Tarcísio Meira) havia sido “sequestrado” por seis moradores de rua. A intenção do grupo era cozinhar o caranguejo para comê-lo.

    "Eles já estavam com a panela quente quando cheguei. O guaiamum foi salvo por questão de segundos. E mais uma vez parti para a negociação. Foi uma negociação diferente da que ocorreu na Rocinha, onde tive que lidar com traficantes. Eu estava falando com homens famintos", contou Paulo.

    Segundo ele, o resgate de animais é frequente pela ONG - que existe há oito anos. Na própria Rocinha já houve um anterior, de uma preguiça. O ambientalista não sabe ao certo quantos animais salvou. Ele disse que foram centenas:

    "Já tirei pavão do Chapéu Mangueira. A ave era de um traficante. Agora, imagina só a cena: eu, parado na (Avenida) Princesa Isabel, com um pavão na mão. E as pessoas passavam gritando “Viado! Viado!”. E eu pensando: se vocês soubessem com quem eu fui pegar esse pavão...".

    A SOS Aves e Cia atua em todo o país. De acordo com Paulo, as denúncias sobre maus-tratos a animais são recebidas pelo site ( http://www.sosavesecia.org.br). O ambientalista disse que a organização não tem vínculo financeiro com órgão algum.

    • Sobre o autorO Maior Portal de Notícias sobre Animais do Mundo
    • Publicações34133
    • Seguidores576
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações189
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/presidente-de-ong-resgata-capivara-que-ia-virar-churrasco-de-traficantes-da-rocinha/116712747

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)