Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Guia alimentar de dieta saudável da Harvard não recomenda laticínios

    Por Renata Takahashi (da Redação)

    Recentemente, a colunista da ANDA Sônia T. Felipe, lançou o livro "Galactolatria: mau deleite – implicações éticas, ambientais e nutricionais do consumo de leite bovino". Sônia é doutora em Teoria Política e Filosofia Moral, com pós-doutorado em Bioética-Ética Animal. Mas como podemos observar pelo próprio título, seu livro aborda não apenas a questão fundamental dos direitos animais, mas os benefícios ambientais e à saúde humana em não consumir o leite bovino. O Guia da dieta saudável da Universidade americana Harvard ( "Healthy Eating Plate") vem reforçar que o consumo de laticínios não faz mesmo parte de uma alimentação equilibrada.

    As informações de uma das instituições mais respeitadas do mundo, no entanto, não batem com as da dieta que o governo americano divulga como boa para o seu povo. Como mostra a imagem abaixo, o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos coloca os laticínios como um dos 5 grupos fundamentais da alimentação humana para uma saúde plena.

    Assim, o Guia da dieta saudável da Universidade Harvard é uma resposta ao Departamento de Agricultura dos Estados Unidos em defesa da saúde pública, pois se baseia em investigações científicas livres de lobbies e pressões de grupos corporativos. O Guia alerta que o consumo de leite e derivados está associado ao desenvolvimento de câncer de próstata e, possivelmente, câncer de ovário. Os pesquisadores de Harvard também chamam atenção para os altos níveis de gordura saturada e para os componentes químicos envolvidos da produção de laticínios. A solução apontada pelo estudiosos é a ingestão de alimentos ricos em cálcio como legumes verdes (espinafre, couve, brócolis, etc) e diversos grãos.

    Como bem colocou o Portugal Mundial, não se trata de propagar o veganismo, até porque as carnes continuam no Guia da Harvard. Ainda que os animais explorados na cadeia produtiva do leite tenham muito o que comemorar com esta divulgação, os humanos também se beneficiam, já que a alimentação é uma importante questão de bem-estar e saúde.

    • Sobre o autorO Maior Portal de Notícias sobre Animais do Mundo
    • Publicações34133
    • Seguidores576
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações287
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/guia-alimentar-de-dieta-saudavel-da-harvard-nao-recomenda-laticinios/100441111

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)